22/08/2023



Região Segurança

Professor da UEPG é demitido após mandar nude e fazer convite sexual para aluna

Luciano Ribeiro Bueno mandou mensagens de texto, áudios e até imagens de cunho sexual para a aluna pelo WhatsApp

Atendimento da Energisa pode ser on-line(Foto: Reprodução/Pixabay)

Luciano Ribeiro Bueno mandou mensagens de texto, áudios e até imagens de cunho sexual para a aluna pelo WhatsApp (Foto: Reprodução/Pixabay)

Um professor de economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa acabou demitido após mandar nude e fazer convite sexual para uma aluna. Luciano Ribeiro Bueno mandou mensagens de texto, áudios e até imagens de cunho sexual para a estudante por meio do WhatsApp.

De acordo com as informações, o professor foi demitido após um processo disciplinar aberto pela Universidade. Além da demissão, o assediador está respondendo criminalmente pelos atos, e chegou a um acordo com a vítima, segundo o Ministério Público.

Conforme as mensagens salvas pela vítima, o professor ainda pedia para a aluna que ela visse um “nude” dele. Porém, a defesa de Luciano alega que o caso ocorreu quando ele passava por problemas psicológicos, como “transtorno depressivo grave e Síndrome de Burnout”. A advogada dele disse que isso levou ele a “interpretar equivocadamente as mensagens trocadas com sua aluna fora do ambiente de sala de aula”.

O ASSÉDIO

De acordo com as mensagens, o professor começou contato com a aluna na madrugada do dia 21 de julho de 2022 com duas mensagens. Em seguida ele apagou o que havia enviado e pela manhã enviou novas mensagens se apresentando para a aluna.

(Imagens: Reprodução/Relatório Comissão PAD UEPG)

Logo depois, ele questiona o motivo dela não estar indo para a aula. Depois ele informou que ela tirou nota baixa em um trabalho e ainda ofereceu a possibilidade da vítima fazer a atividade novamente. Ele ainda afirmou que poderia passar as informações pelo WhatsApp. Ela respondeu apenas “entendi professor”.

À noite ele mandou mensagem novamente para a estudante e disse que ela o deixava excitado. “Você sempre olha nos meus olhos. Olha o status. Vai gostar. Vai querer a chance? […] Deixa prof de r**a dura. Vamos sair? O que quer? Vamos marcar?”.

(Imagens: Reprodução/Relatório Comissão PAD UEPG)

Após alguns minutos, a estudante pede para que o professor confirme a identidade por áudio, então ele responde e confirma. Novamente o homem pede para que a vítima olhe o status do WhatsApp, onde ele exibia o órgão sexual. A aluna então responde:

Por um acaso em algum momento eu dei liberdade pro senhor me mandar esse tipo de vídeo, e me fazer esse tipo de proposta?

A DEMISSÃO

Luciano Ribeiro Bueno era professor colaborador da instituição desde 2003. De 2016 a 2020 ele foi o chefe de Departamento de Economia. Quando a troca de mensagens ocorreu, o professor ocupava o cargo de chefe-adjunto do Departamento de Economia da universidade, com vencimentos de R$ 10.959,38.

A aluna denunciou Luciano em 2 de agosto de 2022.  No dia 8, a universidade o afastou. Em abril de 2023, a Procuradoria Jurídica deu parecer positivo para demissão a partir do PAD que tramitava conta ele. Porém a demissão só foi decretada pelo Governo do Estado em 9 de agosto de 2023.

(*Com informações do G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo