22/08/2023



Educação

Professor da USP discute educação com servidores

imagem-40830

A educação no sistema penitenciário foi o tema do curso de formação continuada ministrado pelo professor doutor Roberto Silva da Universidade de São Paulo (USP), em Guarapuava, envolvendo servidores do presídio semiaberto. Dos 52 anos de vida do palestrante, 24 foi dentro de instituições de privação de liberdade, destes 10 anos como preso do Carandiru.

O evento foi realizado pelo o Ceebja Nova Visão em parceria com o Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava e a Penitenciária Industrial de Guarapuava, no Auditório da Faculdade Guarapuava, nos dias 19 e 20 de julho. Participaram do evento professores, pedagogos e vários servidores do Centro de Regime Semiaberto.

Segundo a coordenadora do evento, a pedagoga Vanessa Raue, o evento foi a primeira ação descentralizada que permitiu várias discussões sobre a educação para o sistema penitenciário de Guarapuava, contribuições estas que comporão também o Plano Estadual de Educação para as Prisões que acontece esta semana em Curitiba.

Para o vice-diretor do Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava, Marlus Vinicius Zanlorenzi, participante do evento, a educação no sistema penitenciário é uma ação conjunta, um trabalho com vários atores, professores, pedagogos e agentes penitenciários, onde um depende do outro para um fim maior, que é habilitar o homem preso a ser uma pessoa autônoma.

O agente penitenciário Oliszeski, também participante do curso, ressaltou que as unidades penais de Guarapuava são no Estado as que mais se aproximam da filosofia de socializar o homem preso “estamos no caminho certo”. Este servidor já trabalhou em cinco penitenciárias do Estado, a maioria delas em Curitiba.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo