22/08/2023



Educação

Professor lança livro no RJ

imagem-38686

O professor Pierre Alves Costa, do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unicentro, lançou no último dia 15, o livro “A cidade do petróleo: uma geo-história do refino do petróleo no Brasil”, dentro das atividades da Semana da Baixada Fluminense; no Instituto Histórico Vereador Thomé Siqueira Barreto, órgão anexo à Câmara Municipal de Duque de Caxias.

A história do petróleo no Brasil é longa e cheia de percalços. Do início do refino do petróleo em 1932 até o anúncio da auto-suficiência na produção petrolífera em 2006 passaram se mais de setenta anos.

A cidade do petróleo: uma geo-história do refino do petróleo no Brasil se apoia numa ampla documentação e na análise precisa da bibliografia, possibilitando ao leitor a compreensão da história do refino do petróleo no país.

A partir da análise da concepção, instalação e desenvolvimento da Refinaria de Duque de Caxias, a REDUC, o autor nos possibilita também perceber como as tentativas de modernizar o país entre os anos de 1930-1970 foi um processo complexo e tenso, envolvendo empresários, políticos e trabalhadores.

Por fim, esta obra aponta como os interesses do capital internacional sempre estiveram interligados com a questão do desenvolvimento da indústria no Brasil, posto que uma das etapas necessárias para a acumulação capitalista em escala monopolista era o desenvolvimento da infraestrutura do país, como a construção de ferrovias, rodovias, energia elétrica e refinarias.

Do projeto da REDUC aos debates do Pré-Sal, A cidade do petróleo, passa a ser um texto obrigatório para historiadores, geógrafos e economistas, bem como para pesquisadores que desejam conhecer mais este capítulo da história do Brasil.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo