22/08/2023


Geral

Professora da Unicentro recebe o prêmio “Loréal Brasil para Mulheres na Ciência”

imagem-32142

 

A professora Rubiana Mara Mainardes, do Departamento de Farmácia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) recebeu na semana passada, no Rio de Janeiro, o prêmio “Loréal/ABC/Unesco para Mulheres na Ciência”. Sete jovens cientistas foram laureadas e receberam 20 mil dólares cada uma pelos projetos vencedores.

 

Segundo a pesquisadora, o prêmio é importante porque gera visibilidade, promovendo novas parcerias e projetos. “Quero entrar em uma farmácia, daqui a alguns anos e ver o meu medicamento trazendo benefícios para as pessoas”, afirmou Rubiana.

 

O prêmio, fruto da parceria entre a Academia Brasileira de Ciências, Unesco e L’Oréal Brasil, premia as cientistas em quatro áreas de pesquisa: Ciências Físicas, Ciências Químicas, Ciências Matemáticas e nas Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde.

 

O prêmio Loréal Brasil para Mulheres na Ciência tem objetivo de ceder espaço e apoio à participação das mulheres brasileiras no cenário científico do país. Confira todas as pesquisadoras premiadas no site: http://loreal.abc.org.br/.

 

 

PESQUISA VENCEDORA

 

A professora Rubiana foi premiada na categoria Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde, pelo projeto “Desenvolvimento Tecnológico e Avaliação da Eficácia e Toxicidade de Sistemas Nanoestruturados Poliméricos Contendo Anfotericina B”, que trata da aplicação da nanotecnologia no desenvolvimento de um protótipo de medicamento que promova a liberação controlada de Anfotericina B, antifúngico utilizado em infecções fúngicas sistêmicas, principalmente em pacientes imunodeprimidos (que não apresentam reações normais de imunidade).

 

O objetivo do trabalho é obter uma alternativa terapêutica que apresente maior eficácia e redução da toxicidade do fármaco, principalmente a nefrotoxicidade (efeito venenoso de algumas substâncias sobre os rins), a qual é muito proeminente nos medicamentos atualmente disponíveis. Ou seja, os estudos realizados procuram manter a eficácia dos medicamentos e diminuir seus efeitos colaterais.

 

Informações e foto: Coordenadoria de Comunicação da Unicentro

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo