Foto: Universidade de Belgrado/ Blic.rs
Da redação, com assessoria
Editado: L.C.K
Duas docentes da Universidade Estadual do Centro-Oeste integraram um grupo de brasileiros que participou do Seminário Línguas de Fronteira e Diversidade Linguística, na Universidade de Belgrado, na Sérvia. As professoras Adriana Vaz da Costa e Luciane Fracasse, do Departamento de Letras, deram prosseguimento a um plano de ações institucionais voltadas a pesquisa e ao ensino de Português como Língua Estrangeira.
Na Universidade de Belgrado, as professoras da Unicentro aplicaram oficinas para trabalhar as duas linhas estabelecidas. “Trabalhamos duas oficinas, para grupos que estavam em nível de língua diferentes. Primeiro trabalhamos com as propagandas que circulam no espaço brasileiro, pegando alguns aspectos de polissemia (palavra que reune vários significados) e mostramos esse conceito linguístico não só como aspecto da língua, mas como possibilidade de pesquisa, por que a proposta era incentivá-los a pesquisa também, em língua portuguesa”, explicou Adriana.
As professoras aproveitaram o período na Sérvia para estreitar a relação entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste e a Universidade de Belgrado, através deo parcerias institucionais e programas voltados a implantação da língua. “Nós já encaminhamos um documento para firmar atividades em conjunto e notamos que eles anseiam por parcerias, se mostraram bastante necessitados de convênios, tanto para trazer estudantes para cá, como para professoras se deslocarem até lá para trabalhar o português. Como essa língua ainda não oferece o diploma de licenciatura na Sérvia, eles futuramente, tem como propósito implementar o curso de língua portuguesa. Eles têm interesse em saber sobre a literatura, sobre a cultura brasileira o que é muito interessante”, destacou.