Guarapuava No dia 16 de março, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP) organizará uma paralisação na rede estadual de ensino em prol de melhores condições de trabalho para professores e servidores. O evento acompanhará o protesto realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.
Em termos nacionais, a principal reivindicação é por um piso salarial para a categoria, orçado em R$ 1.312. Já a nível estadual existem ainda outras exigências como equiparação salarial com os demais funcionários públicos paranaenses que possuem o mesmo nível dos professores; reposição salarial de 4,31%; melhoras no Sistema de Assistência a Saúde (SAS), que atende os professores; nomeação e chamamento para os aprovados em concurso público; e a criação da Lei do Sistema Estadual, que servirá para consolidar conquistas recentes dos professores como o PDE e o cargo de 40 horas.
Essas são a apenas as principais reivindicações. Em janeiro, a APP entregou um documento à secretária [da educação do Paraná], Yvelise [Arco-Verde] com 27 exigências para o desenvolvimento da educação no Estado, informa a presidente da APP de Guarapuava, Janete de Souza.
Temos como bandeira uma educação pública e gratuita de qualidade. Esperamos que a comunidade entenda nossas reivindicações e nos apóie, comenta. Janete destaca ainda que o sindicato de Guarapuava trabalhará com a conscientização dos professores para que optem pela paralisação e também haverá um ônibus para levar os profissionais a Curitiba para participar do protesto.
Cleyton Lutz Rede Sul de Notícias
Foto: Bonde News