22/08/2023



Educação

Professores de Rebouças aderem à greve geral

imagem-18027

Uma passeata pelas ruas de Rebouças marcou o Dia de Luto realizado pela APP-Sindicato na segunda-feira (30). Este foi o primeiro ano em que professores da rede estadual de ensino de Rebouças  aderiram à greve, fazendo uma passeata pelas principais ruas da cidade. As aulas foram suspensas.

 “Antigamente havia o receio, o medo de participar do direito de greve, que é garantido. Hoje, em nosso caso, os professores reivindicam não apenas melhorias salariais, mas também melhores condições de trabalho. Atualmente professores trabalham com mais de quarenta alunos em sala de aula. Isso, é totalmente inviável na educação de qualidade, além disso, a Escola Professora Maira Ignácia tem o material necessário mas não há o laboratório de Ciências” menciona o professor Cleto Castagnolli.

Outro fato apontado pelo professor é a falta de salas de aula na escola, em que se fez necessária a locação de um ambiente particular para serem ministradas aulas para uma das turmas. No Colégio Estadual Professor Júlio César, segundo Castagnolli, um aluno teve seu pé preso em um buraco existente no assoalho na sala de aula. “Professores queixam-se que está entrando água, em dias de chuva, na sala da documentação escolar. Há um projeto aprovado para a reforma do colégio, mas até agora a liberação não saiu do papel, e quem perde são os alunos”, afirma Castagnolli.

A categoria, em nível estadual, aproveitou para divulgar as reivindicações deste 30 de agosto, como a equiparação salarial de 25,97%, pagamento de promoções entre outras.

Em Rio Azul, professores também aderiram à greve, porém sem manifestação pública. 

Informações e fotos com a colaboração de Clayton Burgath

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo