22/08/2023


Geral

Professores decidem pelo fim da greve no Paraná

* Por Rogério Thomas

Os professores do Paraná decidiram pelo fim da greve. A decisão foi tomada há instantes (11h00), durante assembléia da categoria do Estádio Durival de Britto, em Curitiba.

Cerca de 10 mil pessoas participaram da reunião. Apesar de a decisão não ter sido unânime, uma vez que muitos professores defenderam a continuidade da paralisação, a maioria dos presentes à Assembleia em Curitiba optou pelo retorno às atividades.

Agora, uma reunião com a Secretaria de Estado de Educação definirá o calendário de reposição de aulas. Porém, de acordo com a APP-Sindicato, o calendário escolar no Estado deve ser retomado a partir desta quarta feira (10).
 

PROPOSTA

O governador Beto Richa enviou nessa segunda feira (8) uma nova mensagem para a Assembleia Legislativa com o projeto de lei que estabelece normas para o reajuste do salário dos 270 mil servidores estaduais ativos e inativos do Poder Executivo pelos próximos três exercícios. Ela deve entrar em votação a partir de hoje (09), uma vez que os deputados estavam aguardando a finalização da greve para iniciar a discussão da pauta. 

O texto que passa a tramitar na Assembleia é um substitutivo geral ao anteprojeto anterior enviado pelo Executivo. Ele traz todas as decisões tomadas em consenso pelo governo e deputados para garantir a reposição da inflação e colocar fim à greve dos servidores da Educação. 

O projeto de lei estabelece o pagamento de um reajuste de 3,45%, em parcela única, no próximo mês de outubro, para todos os servidores. O valor é referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre maio e dezembro de 2014. Com a mudança da data-base para janeiro, no início do próximo ano haverá reposição integral da inflação do ano de 2015, também medida pelo IPCA. Hoje, o índice projetado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 8,37%. 

O substituto também estabelece para 1 de janeiro de 2017 a data de revisão anual das tabelas de vencimento do funcionalismo estadual, com a aplicação integral do IPCA do ano anterior. Além disso, o governo vai conceder adicional de 1% para todas as categorias. 

A partir de 2017, a data-base do funcionalismo voltará para 1º de maio, conforme acordo entre governo, deputados e servidores. Naquele ano, haverá reposição do IPCA acumulado entre janeiro e abril. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo