Professores de escolas municipais cruzam os braços a partir desta sexta-feira (13) em nova mobilização contra o descaso dispensado pelo prefeito Fernando Ribas Carli em relação à reposição salarial. Servidores que atuam em outras áreas da administração devem aderir à "Operação Tartaruga" que prevê o boicote por tempo indterminado de meio expediente de trabalho.
Para esclarecer os pais de alunos e pedir a compreensão da sociedade guarapuavana o Sindicato dos Servidores Públicos e Professores Municipais (SISPPMUG) elaborou uma Carta Aberta à População, que também estará sendo entregue aos pais. O teor, além de explicar o que gerou o retorno da "Operação Tartaruga" orienta os pais a buscarem os filhos no horário do recreio nos períodos da manhã e da tarde.
De acordo com o SISPPMUG, na reunião que aconteceu na segunda-deira (9), quando nova tentativa de negociação foi feita com o Procurador do Município, o advogado Luciano Alves Batista, a resposta do prefeito foi a mesma: índice zero. O descaso de Carli se acentuou na resposta dada ao estudo realizado pelo DIEESE que prova que a Prefeitura tem uma margem prudencial de 9,55%. De acordo com o Sindicato, o Procurador disse que o Orçamento foi comprometido com "outras coisas".
O funcionalismo público municipal está sem reposição há quase cinco anos e já acumula mais de 40% de perdas.
Matéria relacionada: