Da redação – Os gastos feitos pelo prefeito Fernando Ribas para comemorar os 200 anos de Guarapuava que incluíram R$ 140,8 mil no show do cantor Amado Batista, aliados à falta de reposição salarial do funcionalismo público está provocando a revolta da categoria. "Estamos há quase cinco anos sem receber o que temos direito e a desculpa é que a Prefeitura não tem dinheiro, mas como que pra fazer festa e inflar o ego do prefeito tem dinheiro sobrando?" questiona uma professora da Escola Municipal Antonio Lustosa de Oliveira, que pediu para não ser identificada.
"O nosso salário é de fome. Alguém já imaginou ficar cinco anos sem receber um centavo de reposição salarial e sem aumento real?", diz outra professora que trabalha na Escola Municipal do Guará e que entrou em contato com a Rede Sul de Notícias por e-mail.
A professora que se identificou como Bruna disse que trabalha em escola municipal há 22 anos e que ficou " indignada palo tamanho da comemoração dos 200 anos de Guarapuava. O que adianta tanta comemoração e os professores ganhando salário de miséria. Isso o povo não sabe, ou finge que não sab. O atual prefeito está manipulando o povo com estátuas, bolos, flores, uniformes, tênis. Mas não esqueçam que é com o nosso dinheiro (professores)". Assim como estas manifestações acima, outras várias estão sendo encaminhadas a este site na tarde desta sexta-feira.
Uma das professoras, Marcia Lemos, pediu que Rede Su de Notícias fizessem uma reportagem referente ao "descaso do salário do professor pois, fazem exatamente 5 anos sem um pingo de aumento…Não temos mais condições de sobreviver com esta miséria. Professores de outros municipios menores que Guarapuava ganham bem mais que nós. Por favor nos ajudem", clama. Marcia se refere ao município de Mangueirinha onde o prefeito Albari Fonseca dos Santos e a Câmara de Vereadores aprovaram o novo plano de cargos e salários dos professores concedendo reajuste de 35% para licenciatura plena e outros beneficios aos demais enquadramentos.
Em Guarapuava o Sindicato dos Servidores Funcionários Públicos e Professores Municipais de Guarapuava, o Sisppmug, está tentando há anos uma negociação com o prefeito Fernando Ribas Carli, sem qualquer êxito. Manifestações já foram feitas, mas a Prefeitura sequer tomou conhecimento. As perdas já acumulam mais de 40%.