A proposta feita pelo Governo do Paraná prevendo mudanças na grade curricular das escolas, provocou a reação de professores dos cursos de licenciatura, vinculados ao Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (Sehla/G) da Unicentro. Os professores fizeram uma nota de apoio a à Diretrizes Curriculares Nacionais e de resistência à proposta da Secretaria de Educação do Paraná, que prevê mudanças na matriz curricular das escolas e, por conseguinte, redução de carga horária de disciplinas humanísticas, além de outras.
No documento, os professores defendem a importância de uma reflexão formal e de uma maior discussão sobre o tema, que, segundo eles, deve ser debatido em uma grande e bem fundamentada Conferência Estadual. O documento destaca que a proposição dessa nova matriz curricular pelo Governo do Paraná, choca-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de se posicionar na contramão do pressuposto de autonomia da escola pública brasileira.
Além de ser assinado pelos departamentos de Filosofia e Arte-Educação da Unicentro, o documento também é assinado pelo PET/Filosofia, Pibid/Filosofia, APP/Sindicato e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Com CCU