Bárbara Franco
Professores e funcionárias dos Colégios Estaduais de Guarapuava realizaram na manhã desta quarta feira (26) uma mobilização e paralisação enfrente ao Núcleo Regional de Educação.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná de Guarapuava e Região, Terezinha dos Santos Daiprai a manifestação foi realizada para reivindicar a prorrogação do mandato dos diretores das escolas, pela realização de eleição em todas as escolas conforme determina a Lei, pelo pagamento de promoções e progressões em atraso desde 2013, que foram negociados durante a greve geral da categoria, em abril, não pagamento das bolsas do PDE.
Além destes motivos, o atroz fechamento de escolas pelo Estado, a morosidade com relação implantação de um atendimento à saúde, de qualidade, para os servidores, a superlotação de salas, o excesso de burocracia, a falta de funcionários nas escolas e a agressão aos professores na Assembléia Legislativa, também impulsionaram a paralisação. “Esperamos que o Governador se pronuncie e apresente uma proposta ao menos quanto aos atrasos de pagamento do ano passado e deste ano”.
Terezinha explica que a manifestação foi realizada em frente ao Núcleo de Educação de Guarapuava porque é a instituição que representa o Estado na cidade. Segundo Terezinha além de Guarapuava a manifestação foi realizada simultaneamente em várias cidades do Estado e também na Capital enfrente ao Palácio do Iguaçu.