22/08/2023
Política

Professores realizam novo protesto nesta sexta feira

imagem-91941

Cristina Esteche

Professores estaduais, pais e alunos realizam nesta sexta feira (15), em Guarapuava, mais um protesto, desta vez, contra o governador Beto Richa. O ato será às 18h na Praça 9 de Dezembro, centro da cidade, de onde os manifestantes sairão em caminhada até o outdoor da App Sindicato que foi queimado nesta semana.

O protesto é uma resposta ao Governo que anunciou na manhã dessa quinta feira (14) o fim das negociações sobre a data base da categoria. O governador também avisou que enviará um projeto de lei à Assembleia Legislativa do Estado prevendo um reajuste de 5% aos servidores, “a ser pago em duas parcelas, conforme a capacidade orçamentária e financeira do estado”.

“Isso é uma afronta a nós professores e servidores estaduais. É uma vergonha. Se o salário mínimo teve teve um reajueste de 15% por que nós merecemos apenas 5%? questiona a secretária de organização da App Sindicato de Guarapuava, Cleoni Silva.

O Fórum Estadual dos Servidores (FES), composto por 21 sindicatos de servidores, esperava um índice de no mínimo 8,17%, correspondente à inflação dos últimos 12 meses medida pelo IPCA. Já a APP-Sindicato buscava um índice ainda maior, de 13,01%, reajuste aplicado em janeiro no piso nacional do professor.

Para tratar da continuidade da greve que começou há cerca de 19 dias, a presidente da entidade em Guarapuava e região, Terezinha Daiprai está em Curitiba, onde acontece reunião com os dirigentes da Ap Sindicato. “A reunião vai durar o dia todo e então ficaremos sabendo como serao os próximos passos do movimento”. Segundo Cleoni, na terça feira (19) está marcado um “grande ato” em Curitiba para deflagrar greve geral dos servidores do Paraná. "Vamos levar pai e alunos também", comenta Cleoni.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo