Curitiba – O deputado Luiz Claudio Romanelli, líder do governo na Assembléia Legislativa, confirmou nesta quarta-feira (14) mais duas medidas governamentais que atendem os professores estaduais do Paraná. Nesta quinta-feira (15), numa folha suplementar, 7.626 professores vão receber os vencimentos a respeito das promoções que têm direito.
Na folha de outubro, outros 6.549 servidores da educação básica também receberão nos seus salários as promoções retroativas a setembro. São mais R$ 3,4 milhões mensais na folha de pagamento da educação básica somente com essas promoções nos salários dos professores e servidores, disse Romanelli.
Além dos professores e os servidores, esse investimento promove a educação pública, a educação básica, promove ainda a inclusão social e o resgate da cidadania das pessoas, completou.
DOBRA – Em outra medida, disse Romanelli, a Secretaria Estadual de Educação estendeu para a próxima terça-feira (20) o prazo de cadastro aos professores interessados na dobra de padrão 20 horas semanais. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet – www.grhs.pr.gov.br – através de formulário eletrônico.
Romanelli destacou que a dobra de padrão – somada aposentadoria especial para diretores, pedagogos e coordenadores de curso – vai atender 15 mil professores da rede estadual de ensino básico (fundamental e médio) do Paraná.
Os aumentos salariais e outras medidas promovidas pelo Governo do Estado demonstram a importância e a valorização dos professores estaduais no Paraná, segundo Romanelli. A valorização dos professores resulta na qualidade da educação. Não há como garantir essa qualidade sem melhorar os salários e as condições de trabalho dos professores, disse Romanelli.
VALORIZAÇÃO – Com os aumentos, entre outras ações, o Governo do Estado está dando condições aos professores para transformar a educação do Paraná na melhor do País, disse Romanelli. Os professores da educação básica tiveram aumento salarial, em média, de 33% em 2004, com a implantação do novo plano de carreira; de 17,04% em 2007, de 5% em maio de 2008 e de 10% em setembro de 2008 e em 2009, de 6%.
Já os professores de ensino superior tiveram um aumento médio de 18,68% em 2005 – alguns casos chegaram a 32% com a reformulação da carreira; de 6,57% em 2007; de 5% em maio de 2008 e com o plano de carreira em setembro de 2008, os ganhos salariais subiram de 26% a 48%; além dos 6% em 2009.
AS MEDIDAS – entre aumentos e reformulação da carreira – atendem 110,5 mil professores entre pessoal da ativa, aposentados e pensionistas da educação básica. E outros 10.250 mil servidores do ensino superior. Os dados evidenciam que, ao contrário do governo anterior , o governo Requião entende que todos os esforços devem ser feitos no sentido de fortalecer a educação pública, universalizá-la, melhorar constantemente a sua qualidade, afirmou.