O governador Orlando Pessuti e o secretário da Saúde, Carlos Moreira Junior, anunciaram nesta quinta-feira (10), na interiorização da Escola de Governo, em Londrina, a ampliação da vacinação da gripe H1N1 para todos os profissionais que trabalham em educação no Paraná, incluindo ensino superior. A campanha começa na próxima segunda-feira (14) e vai até o sábado dia (19).
“São 100 mil doses de vacina oferecidas pelo Ministério da Saúde. O governador Pessuti, desde o início da campanha de vacinação, esteve em contato constante com o ministro José Gomes Temporão e conseguimos estendê-la a um número maior de paranaenses. Nós precisamos fazer a vacinação em menos de uma semana, porque o inverno está próximo”, afirmou Moreira.
Para a vacinação, os profissionais devem comparecer aos postos de saúde, munidos de declaração do local onde trabalham, confirmando que são trabalhadores de educação. “Com a vacinação, cerca de 60% da população paranaense estará imune ao vírus, se considerarmos as pessoas que tiveram contato direto ou indireto durante o ano passado com o vírus da gripe A”, acrescentou Moreira.
O Paraná já vacinou mais de 5,2 milhões de pessoas, o que corresponde a 99% da população definida na pelas faixas etárias do Ministério da Saúde. Proporcionalmente, é o estado que mais vacinação dentre todas as federações do país. No Brasil 76 milhões de vacinas – 86% da população.
PROGRAMA – Com a ampliação da vacina para professores e funcionários de escolas que não estão nos grupos prioritários, as Secretarias estaduais da Saúde e da Educação começam um programa específico para esses profissionais. “Já conversei com a secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde, e daremos seguimento a um novo programa de saúde para os professores. Zelar pela saúde desses profissionais, que tanto fazem pelo nosso Estado é cuidar da saúde de todos os paranaenses”, enfatizou o secretário. O programa pretende ampliar a cobertura à saúde dos professores em diversas áreas, sobretudo com ações preventivas.
POLIOMIELITE – Moreira reforçou o pedido aos pais de crianças com idade até 5 anos, que as leve para tomar a primeira dose contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil. A vacinação é dividida em duas etapas, a primeira será sábado (12) e a segunda, em 14 de agosto. Para cada etapa estão disponíveis 1,5 milhão de doses da vacina, distribuídas entre 4.100 postos. Os pontos de atendimento têm horário de funcionamento, das 8h às 17h, e cerca de 8 mil pessoas estarão envolvidas na vacinação.