22/08/2023
Guarapuava Saúde

Profissionais da saúde protestam em frente ao Hospital Regional de Guarapuava

A Corte deve avaliar nos próximos dias se os pisos previstos são viáveis e não prejudicam a prestação de serviços de saúde

Sem título (2)

Protesto (Imagem: Leitor/RSN)

*Reportagem com vídeo

A quarta (7), dia da comemoração da Independência do Brasil também é uma data de mobilização e luta para os profissionais da saúde. Prova disso, são os enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem reunidos em frente ao Hospital Regional de Guarapuava. Sendo assim, o protesto é contra a suspensão do piso salarial da enfermagem.

A lei que estabelece os valores mínimos que devem ser pagos a profissionais de enfermagem em todo o país, sancionada há um mês, está suspensa por decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso. Assim, a Corte deve avaliar nos próximos dias se os pisos previstos são viáveis e não prejudicam a prestação de serviços de saúde.

Por fim, com a decisão de Barroso, o Ministério do Trabalho e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) também terão que informar detalhadamente sobre os riscos de demissões e o Ministério da Saúde terá que dar explicações sobre possíveis fechamentos de leitos e redução nos quadros de enfermeiros e técnicos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.