Profissionais de saúde que participam do PSE (Programa Saúde na Escola) passaram por um treinamento para combater o tabagismo. A iniciativa partiu das secretarias de Assistência Social, de Educação e de Saúde para relembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto).
O curso tem como objetivo transformar esses profissionais em agentes multiplicadores das informações sobre os malefícios do tabagismo. O principal alvo dos agentes são as crianças da rede municipal de ensino, para que esses alunos não tenham o primeiro contato com o tabaco. “Cerca de 90% dos fumantes começam a fumar na adolescência e esse número é muito preocupante. Além disso, o tabagismo é um fator que agrava algumas doenças, como o câncer de pulmão e doenças coronarianas, como a angina” comentou o secretário de saúde, Stefan Negrão, que também participou do encontro.
Durante o evento, realizado na tarde desta quinta-feira (29), no auditório da Faculdade Guairacá, os profissionais assistiram palestras sobre o tabagismo e a adolescência, ministradas pelo médico psiquiatra Marcelo Mayer, e sobre dependência química, com o farmacêutico Guilherme Barroso Langoni de Freitas.
Com Assessoria