22/08/2023
Cotidiano

ProForte continua abastecendo terminais de autoatendimento bancário

imagem-23205

A greve dos vigilantes entra no terceiro dia em todo o Paraná. Em Guarapuava, não falta dinheiro nos caixas automáticos porque a ProForte não aderiu à paralisação e continua abastecendo esses terminais. De acordo com um dos diretores dos Sindicatos dos Bancários, Alcione Macedo, a data-base da empresa não coincide com a dos demais vigilantes. "Essa já foi uma jogada patronal para que, em caso de greves, o abastecimento de dinheiro não seja tão comprometido", observa Alcione.

O problema em Guarapuava e em outros municípios paranaenses continua sendo com as agências do Bradesco que continua com as portas abertas, mesmo indo contra a legislação que proíbe o funcionamento de qualquer agência bancária com menos de dois vigilantes. Para tentar convencer a gerência a fechar as portas, diretores do Sindicato dos Bancários se unem ao Sindicato dos Vigilantes e seguem (10 horas) para a agência na cidade.  O temor é em relação à segurança dos próprios bancários que atuam e, principalmente, dos clientes. "Ontem foi feriado e com a atual situação de greve a previsão é que haja um grande volume de saque nesta quinta-feira e isso torna a situação mais vulnerável à assaltos", observa o sindicalista. Outro agravante dessa situação é que a maior parte de pagamentos a funcionários acontece nestes primeiros cinco dias do mês. A  gerência do Bradesco em Guarapuava, porém, disse à RSN que a agência não está funcionando.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.