22/08/2023
Educação Guarapuava

Programa ajuda na adaptação de alunos imigrantes em Guarapuava

Conforme a diretora do Departamento de Educação Básica, o acompanhamento do 'Bem-Vindo Amiguinho' se estende a todos os alunos imigrantes

DSC_0165-1024x683

A família de imigrantes (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A família da venezuelana Hecyuris Blanco deixou a cidade de Guayana, em 2020. E chegou em Guarapuava no início deste ano, buscando oportunidades no Brasil. Na nova fase, eles encontraram muitos desafios como aprender uma nova língua e se inserir em uma cultura diferente. Os filhos dela, Heric e Cristiano Blanco e os sobrinhos Heisler, Aron e Gerlis, passaram por essa mudança repentina e precisaram se adaptar ao cotidiano.

Desse modo, a escola se tonou um espaço para acolhimento e integração das crianças à nova realidade, como explica Edimara Caldas Santos, diretora da Escola Contini. “Então, temos procurado da melhor forma possível, incluí-los na nossa língua. Quando chegamos na escola, adaptamos alguns materiais para o espanhol, para não se sentirem tão deslocados. Além disso, eles não são só nossos alunos, eles fazem parte da família da Escola Contini”.

Da direita para esquerda: Heric, o irmão Cristiano e o primo Heisler (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

De acordo com Heric, ele se sente muito feliz aprendendo a nova língua. “Assim, fica mais fácil para conversar com meus colegas de sala. Eu gosto muito da comida daqui e da paisagem”.

PROFESSORA DE ESPANHOL

A professora de espanhol Eleni Alves tem sido fundamental nesse processo. Ela acompanha as crianças para ajudar na adaptação com a língua portuguesa. Para auxiliar a praticar o novo idioma, uma das atividades propostas é a de assistir um telejornal local e fazer a tradução simultânea das notícias do dia.

Portanto, o exercício serviu para entender o que mexe com a vida da comunidade e do Estado.

Eles não tinham muito acesso à TV por conta da barreira linguística. Então, fizemos a tradução do telejornal para eles acompanharem e passamos umas boas horas juntos.

PROJETO BEM-VINDO AMIGUINHO

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Conforme Ana Paula Werzel da Rocha, diretora do Departamento de Educação Básica, Heric, o irmão e os primos, não são os únicos beneficiados com esse acompanhamento. O projeto ‘Bem-Vindo Amiguinho’ se estende para outras escolas.

A intenção é receber as crianças imigrantes dando acolhimento e suporte para essa adaptação. Sendo assim, a barreira imposta pelo idioma pode ser superada, destinando profissional qualificado para facilitar o acesso à língua de forma acolhedora e inclusiva. Dessa maneira, contando com o envolvimento da família e de todos na escola: professores, merendeiras, colegas, entre outras.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.