Durante a última quinta (8), o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, juntamente do secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, Marcio Nunnes, e a equipe técnica, estiveram em Guarapuava para acompanhar a execução do Programa Lixão Zero no município.
Guarapuava, está entre os 57 municípios brasileiros comtemplados no programa do Governo Federal. Dessa maneira, recebeu recursos de R$4,9 milhões, do convênio firmado com o Ministério do Meio Ambiente e Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. Portanto, os recursos terão utilização na aquisição de veículos, equipamentos e materiais para a modernização da coleta. Além da destinação final, ambientalmente adequada para os resíduos sólidos.
Dessa forma, o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, Marcio Nunes comentou sobre a geração de lixo diária e o impacto no meio ambiente.
Estudos mostram que cada um de nós gera em torno de 800 gramas de lixo por dia. Precisamos dar um melhor aproveitamento, seja pela reutilização, a reciclagem, o aproveitamento energético. São vários caminhos e tecnologias que podem contribuir, o lixão zero vem para iniciar essa melhoria ambiental
Além disso, a deputada Cristina Silvestri parabenizou toda a equipe e afirmou que o meio ambiente é o grande desafio da sociedade. “Temos em Guarapuava uma equipe comprometida, precisamos da consciência da população para lutar junto nessa causa. Portanto, o Lixão Zero traz ações concretas que vão mudar a qualidade de vida das pessoas já num curto prazo. Que esse exemplo seja levado a outros municípios do Paraná, a outros municípios do Brasil”.
EQUIPAMENTOS
Desse modo, já estão na cidade, oito caminhões compactadores, três caminhões baú, um triturador de podas de árvore, uma balança para a pesagem de material reciclável e 150 contêineres. Desses, metade destinado para o depósito de resíduos orgânicos e a outra parte destinado para recicláveis.
Além desses equipamentos, ainda estão em processo de licitação outros 50 contêineres, mais um caminhão baú destinado exclusivamente para a coleta de resíduos volumosos e de construção civil. E um veículo para o deslocamento dos profissionais da educação ambiental.
Por fim, também participaram, autoridades locais, servidores, vereadores e secretários municipais.
Leia outras notícias no Portal RSN.