Produtores rurais da Região que tenham interesse em se tornar certificados pelo programa Paraná Mais Orgânico da Unicentro podem entrar em contato pelo (42) 3629-8259 ou pelo e-mail pmo@unicentro.br. O núcleo do programa fica no câmpus Cedeteg e atende gratuitamente os produtores. Além disso, também oferece assistência técnica e de extensão rural.
O projeto busca estimular a adoção da prática da agricultura sem a utilização de fertilizantes sintéticos, agrotóxicos ou sementes modificadas. Conforme o coordenador do projeto na Unicentro, professor Jackson Kawakami, ainda tem parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Assim como com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e as instituições estaduais de ensino superior.
A certificação é válida pelo período de um ano. Nesse intervalo ela tem que ter pelo menos uma auditoria de manutenção. O produtor que esteja interessado, se estiver apto, pode, em pouco tempo, receber o certificado.
O programa já tem 13 anos, e conforme Jackson, nesta última fase do projeto 43 novos produtores receberam a certificação de forma auditada. Entre eles, 15 como Organismo de Controle Social (OCS) e sete como participativa. “Nós temos 65 produtores que foram auditados neste último período, que vai de 2021 até esse ano”.
CERTIFICAÇÃO
De acordo com a Unicentro, a certificação garante ao agricultor mais perspectivas na venda da produção, seja para o setor público ou privado. “O produtor que tem o certificado orgânico consegue vender a produção para os programas de merenda escolar do governo, por exemplo, tendo um ágio de 30% no preço pago pelo governo”.
Por fim, além dos benefícios para o produtor, os consumidores também têm a tranquilidade de adquirir um produto com boa procedência.
Leia outras notícias no Portal RSN.