22/08/2023
Economia

Programa pretende formalizar mais de mil empresas em Guarapuava

O lançamento  Bom Negócio Paraná nesta terça feira (17), às 19 horas, na Prefeitura, inicia oficialmente a Guarapuava Empreendedora, um macro programa que leva a marca da administração municipal. Um dos maiores desafios do trabalho é  tirar da informalidade mais de mil iniciativas estimadas em Guarapuava de um total de cinco mil empresas registradas. Os dados são estimados. As mulheres estão na ponta sendo responsáveis pela gestão de 55% das empresas guarapuavanas. “Não existe um levantamento oficial, mas estamos propondo às faculdades e à Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste) que façam essa estatística”, disse o agente de crédito Valdir Grígolo à Rede Sul de Notícias, da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Guarapuava.  A meta é que esses dados sejam disponibilizados dentro de um ano. Para servir como parâmetro, porém, no Paraná 20% das atividades comerciais são informais e Guarapuava está inserida nesse contexto.

De acordo com Grígolo o Bom Negócio Paraná contribuirá para o desempenho das metas. Parceria com o Governo do Estado o convênio  já assinado no dia 24 de junho de 2013. “Vamos fazer um cadastro e visitar micro e informais levando a orientação, a desburocratização e a qualificação para empresários e funcionários”. “Esse programa vai injetar recursos em nossa cidade e ajudar a impulsionar o desenvolvimento econômico”, completa o secretário  de Indústria e Comércio Sandro Abdanur.

Priorizando emprego e renda, o programa disponibiliza capacitação, consultoria e acompanhamento de empreendedores, melhorando a gestão das empresas, contribuindo para a sustentabilidade dos negócios em cada região do Paraná, respeitando o perfil dos empreendimentos de cada localidade.

Na Casa do Empreendedor que integra o macro projeto e que terá estrutura no andar térreo da Prefeitura, pequenos e micros terão, inclusive, apoio financeiro com o acesso a linhas de créditos da Agência de Fomento do Paraná. Será uma espécie do “Banco do Povo”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.