22/08/2023


Cotidiano Prudentópolis Região

Programa Viver Mais Paraná garante moradia a idosos em Prudentópolis

A solidão e a precariedade deixaram de existir na vida dos idosos beneficiados pelo Condomínio do Idoso de Prudentópolis

Condomínio do Idoso

prudentopolis_7

Condomínio do Idoso

Condomínio do Idoso em Prudentópolis (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

Uma vida longa e bem vivida é um privilégio para algumas pessoas, mas em alguns casos envelhecer envolve uma série de dificuldades e medos. Com o passar dos anos, a idade chega e muitos idosos se encontram em situações de abandono, pobreza, falta de acesso à saúde e itens de necessidade básica.

Além disso, muitos sofrem com aluguel caro em instalações precárias. Mas a solidão e a precariedade deixaram de existir na vida dos idosos beneficiados pelo Condomínio do Idoso de Prudentópolis. Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura, há 40 casas para 80 pessoas no máximo. Contudo, há 27 moradores no momento.

O conjunto habitacional voltado ao atendimento de idosos com renda de um a seis salários mínimos faz parte do Viver Mais, modalidade do programa Casa Fácil Paraná. De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), essa é a maior iniciativa de habitação popular do País voltada para a terceira idade.

Condomínio do Idoso

(Foto: José Fernando Ogura/AEN)

A estrutura dos conjuntos conta com academia ao ar livre, ambulatório, centro de convivência, horta comunitária, biblioteca, sala de informática e quiosques de jogos. Bem como sistema de segurança 24 horas. A engenharia e a arquitetura do condomínio também levam em conta aspectos de sustentabilidade ambiental, como sistemas de captação de energia solar, captação de águas das chuvas e poços artesianos.

Os primeiros conjuntos entregues foram em Jaguariaíva, Foz do Iguaçu e Prudentópolis e outros municípios devem ser contemplados em breve.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo