22/08/2023



Geral

Programação especial na próxima semana marca 10 anos do SAMU em Guarapuava

* Da Redação, com assessoria – edição RT

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está elaborando uma programação especial para a próxima semana, entre os dias 15 e 22 de setembro, para marcar os 10 anos de atividade em Guarapuava.

Entre as atividades estão capacitações, divulgação do serviço e simulação de acidentes. A ação busca promover uma confraternização entre a equipe e a integração entre os sistemas de emergência da cidade.

De acordo com o coordenador do Samu, Franco Bittencourt, a programação inicia com a divulgação do serviço na Rua XV de Novembro, onde haverá a distribuição de material informativo para a população. A atividade no calçadão da XV segue até sexta-feira (19). A programação especial ainda inclui capacitações para a equipe. “Nos dias 15 e 16, duas turmas vão participar do mini-curso de imobilização e APH (Atendimento Pré-Hospitalar), que será realizado na Faculdade Guairacá, das 8h às 17h. Já no dia 17, haverá um mini-curso de resgate vertical na Praça da Fé e no dia 18 a capacitação será ministrada pela equipe do Graer no Batalhão da Polícia Militar”, explica Bittencourt.

No dia 19 de setembro, a Olimpíada do SAMU vai reunir a equipe do serviço, Corpo de Bombeiros, profissionais das concessionárias Caminhos do Paraná e Rodovia das Cataratas, e acadêmicos dos cursos de saúde da Unicentro e Faculdade Guairacá. Serão provas relacionadas à prestação de atendimentos e outras atividades. As olimpíadas serão realizadas, das 8h às 17h, no Ginásio Municipal Joaquim Prestes. A programação ainda conta com jogos de confraternização, missa, almoço e jantar festivo.

Finalizando as atividades, o Dia D será na segunda feira (22), onde acontece um simulado de acidente com múltiplas vítimas. A ação será na BR-277, sentido Curitiba, envolvendo 32 vítimas e mais de 150 pessoas para a simulação de resgate.  “Irão participar as equipes do SAMU, Corpo de Bombeiros e Graer. O objetivo é intensificar a integração dos serviços de emergência”, adianta o coordenador do SAMU. Em caso de fortes chuvas a atividade será cancelada.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo