A celebração do Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro, estimula em mais de 150 países a organização de eventos sobre o tema, além de lembrar a importância de ações individuais e políticas públicas para combater a fome e o desperdício. Assim, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) age em consonância com as metas da Organização das Nações Unidas (ONU) e ajuda a elevar a qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social.
Por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan), apenas em 2021 foram formalizados com prefeituras 26 convênios de Equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional, entre eles Hortas Urbanas e Periurbanas, Restaurantes Populares e Cozinhas e Panificadoras Comunitárias.
Além disso, Centrais de Abastecimento, Bancos de Alimentos e Feiras Livres. Em 2022 contrataram 45 novos equipamentos pelo Estado. Outra iniciativa é o programa Leite das Crianças, que atende cerca de 109 mil crianças com a distribuição de um litro de leite por dia.
Assim, para 2022, o Departamento está desenvolvendo novas ações em prol do melhor aproveitamento de alimentos.
BANCO DE ALIMENTOS
Além das ações do Desan, as Ceasas do Paraná promovem a segurança alimentar com o Banco de Alimentos “Comida Boa”. O programa atua em parceria com produtores e permissionários atacadistas das cinco unidades do Estado. Desse modo, por meio da coleta e repasse de hortigranjeiros sem padrão de comercialização, porém ainda em boas condições consumo. Por fim, depois de selecionados, os hortigranjeiros são encaminhados a entidades cadastradas – creches, orfanatos, hospitais públicos, instituições assistenciais, entre outros.
Leia outras notícias no Portal RSN.