22/08/2023

Projeto “Educando com a HORTA ESCOLAR”

imagem-99929

A Horta Escolar dentro da Educação Ambiental consiste também em uma ação educativa contribuindo para a formação de cidadãos conscientes na concepção preservacionista do meio ambiente e, antes de tudo, na adoção de um estilo de vida saudável.

Além disso, evidencia a importância de um currículo integrado que valorize o conhecimento contextual envolvendo várias disciplinas em torno de um mesmo objetivo: preservação do Meio Ambiente ecologicamente equilibrado. Dessa forma, a Horta Escolar tem seu papel primordial na produção de alimentos saudáveis, além do envolvimento de toda a comunidade escolar e familiar no processo de aprendizado em Educação Ambiental no município de Foz do Jordão. Essa parceria já vem sendo implantada no país desde 2004 entre a FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação com esse tipo de projeto: “Educando com a Horta Escolar”. Daí na importância dessa iniciativa no contexto municipal envolvendo toda comunidade escolar em nosso município e por consequência em consonância com o Ecossistema equilibrado e produtivo.

Vale ressaltar que a sustentabilidade ambiental é uma preocupação constante no projeto da Horta Escolar e produção de alimentos saudáveis. A água utilizada na horta provém das chuvas; ela é coletada de telhados e acondicionada em caixas de água para posterior uso. Na intenção de reduzir o uso da água tratada quase na totalidade denotando atitudes ambientalmente corretas em relação ao uso desse recurso natural renovável.

Uma maior integração do aluno com a disciplina em sala de aula, confere outra intenção educacional do projeto potencializando a aprendizagem que é a base para a formação de cidadãos de bem e preocupados com a qualidade de vida e com o Meio Ambiente preservado e biodinâmico. É nessa atmosfera preservacionista e educativa sustentável que entra o espaço da Horta Escolar como complemento curricular estimulando a valorização do ser humano visando ao Meio Ambiente preservado e íntegro.

Outro aspecto de suma importância é o fato da utilização do resíduo orgânico na produção de adubo ecológico. A partir do recolhimento de resíduos domésticos e acomodado em composteiras se fabrica o adubo legítimo para ser usado na Horta Escolar.

Nesse contexto educativo e social prevalece a preocupação ambiental ao usar água da chuva e adubo ecológico provenientes de resíduos domésticos a partir de um destino ambientalmente correto desse “lixo” orgânico produzido pela população em geral. Pensando assim é que possamos conduzir o nosso planeta a um futuro ecologicamente satisfatório aos seres humanos e ainda tirar proveito para nossa subsistência enquanto seres viventes. Logo, a Horta Escolar vem ao encontro de nossos anseios e desejos orgânicos tanto no quesito alimentação e sobrevivência quanto no bem estar bem em harmonia com o Ambiente Ecologicamente correto, Socialmente justo e Economicamente viável. Precisamos repensar a nossa forma de usar os recursos naturais renováveis sem colocar em xeque a manutenção dos seres vivos e nem tampouco esgotar as nossas condições de existência a fim de deixar como legado positivo dessa geração para as vindouras o Ambiente ecologicamente sustentável.

 

Ademar Capra

Engenheiro Florestal, responsável pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Foz do Jordão

CREA/PR – 67200/D

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo