22/08/2023


Educação Guarapuava

Projeto ‘123 Aperta o Play’ busca ensinar de um modo diferente

Conforme a Secretaria Municipal de Educação, as aulas são destinadas para a educação básica do município e estão disponíveis no YouTube

123-1024x608

As aulas estão disponíveis no YouTube do projeto (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Em Guarapuava, o projeto ‘123 Aperta o Play’ busca inovar na educação básica das escolas do município durante a pandemia da covid-19. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, o projeto surgiu com o retorno das aulas na modalidade híbrida. Considerando, a defasagem de aprendizagem dos estudantes em função da pandemia e para não sobrecarregar os professores, as aulas dos Componentes Curriculares de Arte, Educação Física e Ensino Religioso sofreram modificações.

De acordo com Pablo de Almeida, secretário de Educação e Cultura, o ensino híbrido exigiu um grande esforço. “Exigiu esforço de todos, para suplementarmos o conteúdo de algumas áreas específicas, diminuindo ao máximo os possíveis prejuízos educacionais no ensino remoto. Ao elaborar e disponibilizar as vídeo-aulas, conseguimos auxiliar os professores no preparo dessas atividades e conteúdos, além de reforçar o trabalho feito em sala”.

OS CONTEÚDOS 

Assim, os conteúdos destes Componentes Curriculares passaram por uma seleção. Após isso as professoras ministraram e gravaram as aulas em forma de vídeo-aulas. A frente das gravações estão as professoras Marcia Aparecida Machado Borchardt (formada em Arte) e Cristina Silva da Mata (formada em Educação Física). Além da pedagoga Meri Terezinha Beckers (ministrando Ensino Religioso).

Além disso, as vídeo-aulas são gravadas e editadas pela professora Daisy Haidler e disponibilizadas no canal do projeto no YouTube, além de serem repassadas para as escolas que replicam as aulas aos estudantes, conforme organização da Unidade de Ensino. Rosane Capelário, assessora Pedagógica do Departamento de Educação Básica, afirma que a escolha dessas disciplinas para o projeto levou em consideração a adaptação.

“A escolha dessas disciplinas foi por haver maior possibilidade de adaptação e por poderem ser feitas em casa. Nesses trabalhos, elas preparam um vídeo por semana para cada turminha do primeiro ao quinto ano, de acordo com o Plano do Município”. Por fim, o projeto também busca a acessibilidade.

Dessa forma, em todos os vídeos, a equipe conta com a parceria do setor de Educação Especial da Secretaria para incorporar um intérprete de LIBRAS aos vídeos. Contudo, mesmo o projeto tendo o foco nos alunos das Escolas Municipais de Guarapuava, qualquer um pode acessar o canal do ‘123 Aperta o Play’ para aprender.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo