22/08/2023

Projeto analisa memórias da migração e da colonização de Entre Rios

imagem-33726

A professora Beatriz Anselmo Olinto, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e os docentes Méri Frotscher e Marcos Stein, ambos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estão desenvolvendo o projeto intitulado "Deslocamentos e (des)encontros: refugiados da II Guerra Mundial e brasileiros em Guarapuava-PR", e que foi aprovado na chamada 07/2011, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O projeto tem um cronograma de execução de dois anos e busca coletar material documental e produzir fontes orais referentes ao Distrito de Entre Rios, em Guarapuava-PR, no período de 1951 a 2011, com vistas à análise das memórias da migração e da colonização, as normas de sociabilidades e visões de mundo ali elaboradas.

A professora Beatriz explicou que a formação das vilas do distrito se deu em 1951, por ocasião da chegada de cerca de 3 mil pessoas, os chamados “suábios do Danúbio”, oriundos da Romênia, Hungria e, principalmente, da antiga Iugoslávia, que se encontravam em campos de refugiados na Áustria desde o final da II Guerra Mundial. A partir da segunda metade dos anos 1960, a cooperativa da colônia adquire áreas de terras, que são distribuídas entre os suábios, instala indústrias e promove ações visando a criação de uma memória coletiva. Nesse período verifica-se também um grande afluxo de não-suábios para o distrito, os quais fornecem mão-de-obra para cooperativa e para as propriedades rurais dos suábios.

A pesquisa visa, sobretudo, realizar entrevistas com os últimos sobreviventes da II Guerra Mundial, bem como com seus descendentes e outros moradores do distrito, no sentido de perceber outras memórias e trajetórias, contribuindo não apenas para o estudo de questões de história local e do Paraná, como também para os estudos sobre memória numa perspectiva transnacional.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.