22/08/2023


Geral

Projeto aumenta participação da comunidade na gestão financeira das escolas

O Colégio Estadual Alberto de Carvalho, de Prudentópolis (Centro-Sul), e o Colégio Estadual Herbert de Souza, de São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba) participam desde o início de 2014 do projeto-piloto “Gestão Financeira na Escola”. Desenvolvido pela Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar, o projeto envolve a comunidade escolar na gestão financeira da escola.

Os resultados da ação foram apresentados nesta quinta e sexta-feira (27 e 28) para os 54 diretores das escolas estaduais do Núcleo Regional de Educação de Irati. Em 2015 o projeto será estendido para escolas dos núcleos da Área Metropolitana Sul, Ponta Grossa, Guarapuava, Apucarana, Maringá, Cianorte e Toledo. De acordo com o planejamento da Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar, a partir do ano de 2018 o projeto chegará a todas as escolas do Paraná.

“Ao longo dos últimos anos houve um incremento significativo de recursos que chegam às escolas, tanto do governo Estadual quanto do Federal. O projeto foi desenvolvido para aperfeiçoar a gestão financeira das escolas”, explicou Manoel José Vicente, chefe da Coordenadoria de Apoio à Rede Escolar.

Ao longo deste ano aconteceram reuniões nos núcleos de educação para apresentar o projeto de gestão financeira para pais, alunos, professores e funcionários das escolas. Uma das principais características do projeto é a indicação de um agente financeiro nas escolas. Esse funcionário fica responsável pela prestação de contas da escola e de toda a parte burocrática que envolve o recebimento de recursos. Isso ajuda o diretor, que antes precisava resolver sozinho estas questões.

TRANSPARÊNCIA

No Colégio Alberto de Carvalho, o projeto de gestão financeira já trouxe bons resultados. Agora, alunos e professores entendem melhor como funciona o recebimento de recursos e as despesas. “Acho que é bem melhor assim porque temos mais noção do que acontece na escola, como funciona todo o processo”, disse a aluna Thamyres Neves dos Santos, de 13 anos, do 8º ano.

Thamyres explicou que na escola sempre ficam afixados no mural todos os gastos e recursos que o colégio recebe. 

A professora Marinéia dos Santos, que dá aulas de matemática na escola, explicou que o projeto deu outra dimensão de como funciona a administração financeira do colégio. “A gente sempre soube o que era gasto na escola, mas não sabíamos que por trás desse recurso existe tanta burocracia. A gente não tinha essa informação, acho que isso torna o processo mais claro para todos”, afirmou.

O funcionário Reinaldo Czopek foi definido como o agente financeiro do Colégio Alberto de Carvalho. “O projeto é muito interessante para e escola porque abriu a mente dos professores, dos alunos e dos pais. A questão da aquisição dos materiais, o que é autorizado, o que pode comprar com determinado recurso, o que não pode. Melhorou muito o trabalho e a comunidade é muito participativa”, definiu.

PARTICIPAÇÃO

A diretora do Colégio Estadual Parigot de Souza, de Inácio Martins (Centro-Sul), Vilma Salete dos Santos Pereira, afirmou que com o projeto será mais fácil de apresentar para a comunidade escolar como são executados os gastos de cada colégio. “Muitas vezes eles não sabem de onde vêm esses recursos, como isso é administrado dentro da escola, não entendem o processo de aquisição de produtos, de bens. Acredito que o projeto contribui para esse esclarecimento, traz uma transparência na gestão pública”, disse.

Ângela Aparecida Kubersky, coordenadora de prestação de contas da Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar, explica que a participação da comunidade nesse controle de gastos é fundamental para os avanços nas escolas. “A ideia é expor tudo o que a escola recebe e como faz a gestão desse recurso. Quando a comunidade sabe como isso é feito ela pode sugerir, avaliar, criticar e fiscalizar como o dinheiro público é usado. O projeto é isso, levar esse conhecimento para todos da escola, ajudar o diretor a fazer a gestão participativa”, definiu.

O diretor do Colégio Alberto de Carvalho, Marcelo Fabrício Chociai Komar, também comentou sobre a participação dos pais na aplicação dos recursos. “Fazer a comunidade participar pode dar outro norte para a gestão de recursos. Isso também trabalha a questão de cidadania entre os alunos para saberem o que está sendo gasto e como está sendo investido, de onde vem esse dinheiro”.

Na próxima quarta feira (3), o projeto será apresentado para professores de São José dos Pinhais. O encontro será no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) do município. 

Cristina Esteche

Jornalista

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