O projeto Conexão Rosa nasceu de uma vontade pessoal de Pollyana Araujo Sampaio em unir mulheres e empresas com o propósito de incentivar os cuidados com a saúde. Além disso, fortalecer e dar apoio às mulheres que já estavam passando pelo tratamento do câncer de mama e para compartilhar essa fase tão delicada na vida.
É um projeto social, sem fins lucrativos, em que todas as doações são revertidas a Associação Casa de Passagem e Apoio à Pessoa com Câncer (ACPAC). “No primeiro ano do projeto (2019) pudemos ter um contato mais direto com as mulheres em tratamento e que utilizam a ACPAC como casa de passagem. Lá fizemos muitas oficinas presenciais voltadas aos cuidados pessoais e à autoestima. Cada oficina era uma realização pois sentíamos de perto a necessidade e a falta de apoio em cada fase de tratamento. A reciprocidade era grande, lá compartilhamos muitas histórias de vidas e troca de experiências”.
Polly conta que sempre teve apoio de empresas por meio de cotas de patrocínios, doações particulares de produtos de higiene, alimentos, lenços, entre outros. Assim como, de voluntárias que ajudam com informações técnicas e de saúde.
Este ano iremos além dos patrocínios para o dia do evento, a arrecadação será por meio da venda do ingresso em que 100% das vendas será doação.
A ACPAC conta com a média de 50 mulheres todo ano que utilizam os serviços do local. No entanto, como a ideia é gerar conexão, além das que frequentam a associação, muitas outras são impactadas por meio do Instagram.
A conscientização e a informação sobre o câncer de mama estão acessíveis em muitos lugares, mas muitas de nós mulheres não queremos enfrentá-la por medo. Aí que precisa ter o acolhimento, principalmente dos homens, dos maridos e dos companheiros.
Este ano o projeto conta com um evento social. No dia 15 de outubro será promovida cultura, música e celebração da vida. Além de trazer a conscientização nas redes sociais. “Queremos mostrar que devemos celebrar e agradecer o dom da vida”.
Leia outras notícias no Portal RSN.