Cadeira de rodas e de banho, coletes, talas, botas ortopédicas, muletas, bengalas, andadores, entre outros equipamentos, chamados de órteses nas ciências da saúde, são fundamentais para a qualidade de vida de algumas pessoas. Um projeto de extensão da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) reconhece essa necessidade e faz a arrecadação das órteses em boas condições e redistribui a pessoas que não tem condições financeiras de comprá-las.
O “Orthos: Logística e Acessibilidade de Órteses para Guarapuava” é coordenado pelo Departamento de Fisioterapia da Unicentro. Dessa forma, a partir do projeto, alunos e professores estendem a sala de aula para a prática, que faz a diferença no dia a dia da população. Ainda, a iniciativa conta com a parceria da Associação dos Deficientes Físicos de Guarapuava (ADFG).
Além disso, de acordo com Aline Cristina Carrasco, coordenadora do projeto, se trata de um exercício de cidadania e comprometimento social na profissão de fisioterapeuta. “É uma oportunidade do aluno, o futuro profissional, estar desde a graduação engajado nas necessidades da comunidade e é uma forma de darmos um novo ciclo a essas órteses por meio da doação e ajudar aqueles que realmente estão precisando.”

A população pode colaborar com o projeto doando quaisquer tipos de órteses, seja infantil ou adulta, em boas condições de uso (Foto: Coorc/Unicentro)
Isso porque os estudantes fazem o trabalho de triagem nas órteses arrecadadas. Isso garante que os equipamentos estejam em plenas condições de uso para quem irá recebê-las. Gabrielle Rodrigues, estudante do segundo ano de Fisioterapia, diz que o projeto antecipa a realidade que os futuros fisioterapeutas vão encontrar na profissão. “Vamos ter contato com o paciente e contato com as órteses antes da disciplina do curso, o que será bom tanto nos estudos, quanto para os estágios.”
COMO COLABORAR
A população pode colaborar com o projeto doando quaisquer tipos de órteses, seja infantil ou adulta, em boas condições de uso. Sendo assim, os pontos de coleta estão nas Direções dos Câmpus Cedeteg e Santa Cruz da Unicentro, além da Prefeitura Municipal de Guarapuava.
Confira um vídeo explicativo de como funciona o projeto Orthos.
Leia outras notícias no Portal RSN.