Guarapuava – Foram divulgados na semana passada os projetos aprovados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) confirmou a aprovação do projeto intitulado Formação Docente em Diálogo: a escola pública como parceira ativa da formação de profissionais de licenciatura de nível superior, que agrega seis áreas: Campus Santa Cruz (Guarapuava): Pedagogia, Matemática e Arte-Educação;
Campus Cedeteg (Guarapuava): Física e Química; Campus de Irati: Letras Português.
O projeto prevê apoio para um coordenador institucional do Pibid, seis coordenadores de área (um para cada curso) e para 70 estudantes de licenciatura. Além de bolsas para professores das escolas públicas. A professora Márcia Tembil, pró-reitora de Ensino da Unicentro, explicou que o projeto levará alunos de graduação a atuarem junto às escolas da rede pública de Guarapuava e Irati. A pró-reitora também contou que este é o primeiro ano que o Pibid agrega universidades e faculdades estaduais. Em anos anteriores, somente as federais participavam do edital.
A professora Márcia ainda destacou que, para obter a aprovação, a Unicentro designou uma comissão interna que avaliou as propostas e, a partir das seis áreas selecionadas, o Núcleo de Programas e Projetos elaborou e alinhavou os projetos das seis áreas, sempre discutindo e analisando com a Proen. Até então, não tínhamos bolsas dessa natureza, por isso buscamos atender todos os aspectos do edital, da forma solicitada pela Capes, contou a pró-reitora.
Concorrer ao Pibid se deve a uma política institucional de combate à evasão dos cursos de graduação, além de promover integração entre o ensino superior e a educação básica, avaliou Márcia, ressaltando ainda que, no início do próximo ano letivo, a Coordenação Institucional do Pibid divulgará as datas referentes ao processo seletivo para bolsistas.
O professor Aldo Nelson Bona, vice-reitor da Unicentro, destacou a importância da aprovação de mais um projeto institucional, com grande potencial de promover a elevação de qualidade dos cursos de licenciatura da Universidade, o que é resultado do comprometimento das equipes administrativas e pedagógicas da instituição. O vice-reitor também parabenizou os envolvidos no processo de desenvolvimento do projeto.
A Capes aprovou projetos de 89 instituições, totalizando 506 subprojetos, com objetivo de incentivar os jovens a reconhecerem a relevância social da carreira docente, promovendo a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica, melhorando a qualidade dos cursos de formação de educadores e o desempenho das escolas nas avaliações nacionais e, consequentemente, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Educação
Projeto da Unicentro é aprovado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
- Por Cristina Esteche
- 30/12/2009