O projeto de acordo final para o combate às alterações climáticas, que deveria ser apresentado hoje (11) na conferência mundial do clima em Paris, foi adiado para amanhã (12) de manhã, anunciou o governo francês. “Preferimos dar tempo para consultas às delegações ao longo de todo o dia de hoje”, antes de apresentar o texto final para ser aprovado em plenário, acrescentou a mesma fonte, citada pela agência France Presse.
O texto “vai ser apresentado logo cedo na manhã deste sábado para aprovação ao meio-dia”, depois de uma segunda noite em claro para os representantes de 195 países reunidos há duas semanas em Bourget, ao norte da capital francesa, no âmbito da conferência do clima, a COP21.
“As coisas estão na direção certa”, disse o presidente da COP21 e ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius. Ele acrescentou que espera ter condições de apresentar uma versão final do acordo no dia de hoje.
A conferência tem como objetivo alcançar um acordo global para a redução de emissões de gases de efeito de estufa, em substituição do Protocolo de Quioto – tratado complementar à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, criado em 1997.