A atleta olímpica Ana Sátila treinou canoagem slalom no Canal de Itaipu, em Foz do Iguaçu. No mesmo canal, crianças e adolescentes se preparam para os sonhos que o esporte oferece. Isso porque desde 2009, o projeto ‘Meninos do Lago’ ensina canoagem para 600 alunos do município.
Desse modo, Ana que está pela terceira vez participando de olimpíadas, inspira os participantes que sonham em ser atletas. Na madrugada de hoje (29), a atleta disputou a final da canoa individual, nas Olimpíadas de Tóquio. Ela ficou com o 10º lugar e fez história como a primeira mulher brasileira finalista na modalidade.
Gerson Terres de Oliveira Junior de 11 anos, atleta canoísta, participa do projeto desde 2019. Ele afirma que a inspiração faz com que imagine que “um dia, se eu treinar bem, posso chegar lá como ela”.
Além dele, os irmãos Poliana, Vinicius, Daniela e Milena, de 19, 18, 15 e 12 anos respectivamente, são apaixonados pela canoagem. Todos veem a atleta olímpica com admiração, como afirma Vinicius.
É muito legal treinar ao lado de atletas como a Ana, que está na terceira Olimpíada. Ela teve experiência em diversos canais do mundo. E também já ajudou bastante no nosso treinamento, passando dicas. Esse contato com ela agrega bastante.
Conforme o G1, o Canal de Itaipu é excelente para treinamentos de alto rendimento. Além disso, teve relevância no início da carreira de Ana, além do canoísta olímpico Pedro Gonçalves, o Pepe, que também compete em Tóquio.
No entanto, é importante reforçar que durante este ano de pandemia, o Canal de Piracema da Itaipu Binacional, ficou fechado para as atividades esportivas. Desse modo, os atletas precisaram treinar no Rio de Janeiro para as olimpíadas.
(*Com informações do G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.