O projeto social de futebol feminino Humanize F. C de Guarapuava está procurando por patrocínio. Fundado em 2021 pelo professor de educação física e também treinador da equipe Juliano Rocha, o time é composto por meninas acima de 13 anos. Como a equipe ainda não tem apoio, as atletas treinam em uma quadra do município no espaço cidadão do bairro Primavera.
De acordo com o técnico, a prática do esporte já faz parte da cultura na Região. No entanto não é tão comum ao gênero feminino, mesmo com o Brasil tendo atletas reconhecidas mundialmente no futebol como as melhores. Por conta disso que o projeto, neste primeiro momento, está trabalhando especificamente com mulheres.
A ideia é formar meninas para o futuro a partir da prática do esporte, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida.
Dessa forma, todas as sextas a partir das 20h as jovens se reunem para treinar. Juliano também conta orgulhoso que o projeto fechou parceria com uma academia onde as participantes do projeto poderão fazer a preparação física para os jogos.
Eu acredito que projetos como o nosso tem muito a agregar na vida das meninas. Esporte é a melhor forma de ser uma pessoa saudável e também ajuda na formação do indivíduo. Através do esporte podemos construir uma sociedade cada vez melhor.
VITÓRIAS
Mesmo com pouco tempo de existência, o clube já vem participando de torneios, e garantindo, inclusive, lugar no pódio. Em Boa Ventura de São Roque o time ficou em terceiro lugar em uma competição de 15 times. Conforme Juliano, as meninas ganharam cinco dos sete jogos disputados.
Pra mim é um orgulho ver as nossas meninas levantando um troféu. Só pelo fato delas participarem dos campeonatos já me deixa feliz por que eu sei que enquanto elas estiverem praticando o esporte elas vão estar no caminho do bem.
No entanto o Humanize F.C conta com pouco incentivos. Além de Juliano treinar o time é ele que arca com todos os gastos de viagem e inscrições nos campeonatos. O professor de educação física trabalha durante o dia e a noite ainda dirige em um aplicativo de corridas. A não ser nas sextas que treina as jovens durante a noite.
A ideia é montar uma associação para no futuro trabalhar com meninos e meninas. O foco no começo é no feminino para realmente mostrar que lugar de mulher é onde ela quiser estar. Independente de qualquer situação.
O projeto trabalha sem fins lucrativos buscando o desenvolvimento social, econômico e cultural das meninas. Dessa forma para se manter necessita de doações e patrocinadores. Assim, pessoas e empresas que se interessarem podem entrar em contato com o Juliano no WhatsApp (42) 9 9811-2126 ou no pelo Facebook do projeto.
Leia outras notícias no Portal RSN.