22/08/2023
Agronegócio

Projeto de Guarapuava é contemplado pelo MA

imagem-61088

Guarapuava é  o único município da região sul contemplada pelo edital 01/2013 do Ministério do Meio Ambiente. O projeto  “Formação de Agentes Populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar”, apresentado pela Secretaria Municipal  do Meio Ambiente de Guarapuava concorreu com outros 406 inscritos em todo o país e somente 19 projetos foram escolhidos. Com isso, o município terá aproximadamente R$ 622 mil  para capacitar agentes ambientais. As atividades começam a ser desenvolvidas em dezembro, com duração de 18 meses. O Fundo Municipal do Meio Ambiente, em contrapartida, doa R$ 54 mil para o projeto.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, o recurso agilizará o processo de prevenção de problemas ambientais rurais em Guarapuava. “Nunca houve nenhum trabalho de educação ambiental destinado aos pequenos produtores no município. Nosso objetivo é capacitar a população para que haja conscientização e prevenção no sentido de amenizar futuros problemas ambientais na área rural”.  De acordo com o secretário, 81% das propriedades rurais de Guarapuava são de pequenos produtores.

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o projeto será realizado em 13 comunidades rurais com o foco em saneamento ambiental das propriedades. Podem participar 50 pessoas de cada localidade com idade entre 16 e 29 anos. Primeiro haverá um curso para capacitar os inscritos, tornando-os agentes ambientais.

De acordo com Celso Araújo, cada um dos novos agentes vai elaborar um projeto de acordo com a realidade onde mora. Em seguida, será selecionado o melhor projeto de cada comunidade para ser colocado em prática. “O objetivo é desenvolver ações ao longo dos 18 meses que contribuam com o meio ambiente de toda a cidade. Queremos que os participantes se tornem multiplicadores e fiscalizadores das práticas elaboradas no projeto”.

Segundo o secretário, as secretarias de Agricultura, de Educação e Cultura e de Planejamento, além das secretarias de Estado da Educação e de Meio Ambiente, Unicentro, Emater, Mater Natura e Carmug, são parceiros do projeto. Quando o município se enquadra nos requisitos exigidos nos editais, a equipe da Secretaria de Planejamento faz a articulação com as outras secretarias, auxilia na elaboração das propostas, faz o cadastro no sistema e monitora a aprovação.

“A seleção da proposta de formação de agentes populares de educação ambiental na agricultura familiar é um exemplo dos resultados concretos desse trabalho voltado para a captação de recursos”.

Foto/Parque das Araucárias

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo