22/08/2023

Projeto de pesquisa leva acadêmico a viajar 20 mil quilômetros de moto

imagem-61115

Com um projeto ousado, o acadêmico de geografia da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Christian Junior Diaz, irá desenvolver uma pesquisa de Iniciação Cientifica sobre a erosão glacial na Cordilheira dos Andes. Para desenvolver o trabalho, Diaz irá passar mais de dois meses viajando para recolher amostras de regiões variadas com acúmulos fluvio-lacustres. Serão aproximadamente 20 mil quilômetros, passando por cinco países latinoamericanos, sendo eles o Brasil, Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai.

Os preparativos para a viagem já começaram e Diaz tem tudo planejado. “Vou viajar sozinho de moto para realizar um sonho pessoal e aproveitar para fazer mais uma pesquisa, voltada para a conclusão do meu curso. Como é muito tempo fora tracei um roteiro, comprei roupas adequadas, e também, já arrumei bagageiros para acoplar na moto e conseguir levar alimentos, combustível, roupas, barraca. Tudo ocupando o menor espaço possível, e ainda, deixar espaço para as amostras”.

O estilo aventureiro vem de casa. Desde criança já viajava com a família. “Tenho isso comigo desde pequeno, pois  já fiz uma viagem de 100 dias e outra de 105 junto com meu pai, minha mãe e meus irmãos em um trailer puxado por uma caminhonete. Inicialmente eram quatro etapas, na primeira visitamos quase todos os países da América do Sul, menos a Guiana Francesa e o Suriname, a segunda nas regiões centro sul da América. A terceira e quarta etapa ficaram pelo caminho e eu herdei esse sonho e essa vontade que vou realizar agora”.

O gosto pela pesquisa também surgiu durante as viagens. “Tinhas uns nove anos na minha primeira viagem e comecei a colecionar rochas e pedras diferentes que acha no caminho. Muitos lugares tinham paisagens lindas, que ficaram marcadas como a Patagônia que não explorei quando criança. Então desenvolvi o gosto pela pesquisa e como já realizei um trabalho priorizando Guarapuava, vou buscar agora novas áreas para análise”.

A viagem tem data de início marcada para o dia 2 de dezembro ainda deste ano. O retorno previsto para 14 de fevereiro de 2014. “Espero voltar com muitas histórias, uma boa pesquisa e um sonho realizado”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo