A rede colaborativa turvense Gralha Azul – Turismo e Aventura venceu nessa quarta (8) o Premio A La Innovación Juvenil Rural. Essa foi uma das primeiras iniciativas do Centro de Conhecimentos e Cooperação Sul-Sul do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
De acordo com o Centro, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) investe na população rural. Com isso, ajuda na redução da pobreza, aumenta a segurança alimentar, melhora a nutrição e fortalece a resiliência. O FIDA é uma instituição financeira internacional e uma agência especializada das Nações Unidas com sede em Roma – o centro mundial de alimentação e agricultura da ONU.
PRÊMIO
A premiação é co-financiada pelos governadores da China, sendo conhecida internacionalmente. Assim, a Gralha Azul foi vencedora da categoria Geração de Renda. O prêmio selecionou 10 iniciativas inspiradoras entre oito temas que envolvem ações climáticas, comunicação, tecnologia, entre outras categorias que refletem ações pelo bem social.
A ação busca identificar, premiar e divulgar iniciativas inovadoras e sustentáveis de jovens de países da América Latina e do Caribe.
TURISMO E AVENTURA
O projeto Gralha Azul – Turismo e Aventura, uma rede colaborativa de turismo ecológico e rural era uma ideia antiga do publicitário Mauricio Pilati, que nasceu em Turvo e já conhecia o potencial cultural do lugar.
De acordo com Camila Maciel, organizadora do projeto ao lado de Mauricio, tudo começou em 2017, quando ela entrou na faculdade e ele já estava se formando. “Nós nos conhecemos, soube da ideia e começamos a planejar como poderíamos colocar em prática”.
Dessa maneira, o sonho começou a tomar forma. Os dois passaram a trabalhar duro na ação e fizeram o mapeamento geográfico dos principais locais, conversaram com cada uma das famílias das localidades explicando o projeto. Além disso, o contato também levava o conhecimento sobre a importância das tradições locais e dos costumes.
Praticamente todas toparam e com pouquíssimo investimento inicial já pudemos organizar atividades ecológicas, preparar as vivências culturais de acordo com o respeito às tradições e espaços, ouvir as ideias da comunidade e fazer toda essa parte de comunicação e logística da operação e da divisão das porcentagens para que houvesse um equilíbrio na rede. Então, o intuito é que cada um se alimentasse do sucesso de todos, sem competição, mas com solidariedade.
Conforme Camila, essa é a ideia da economia circular, criar uma proposta de investimento no município. O dinheiro que chega é investido em hortas, espaços comunitários, entre outras ações que ajudem no desenvolvimento da cidade. “Desde então a gente só vem ampliando os roteiros, melhorando os aspectos, as famílias puderam começar a investir os ganhos na própria qualidade de vida e melhoria nas estruturas”.
É importante ressaltar, que a Gralha Azul já está fazendo o atendimento gratuito de algumas instituições de ensino com palestras e atividades. Desse modo, incentivando novas iniciativas que venham à contribuir com a Região.
UMA EXPLOSÃO DE SENTIMENTOS
Foram inscritos 576 projetos entre 20 países. Na categoria vencida estavam concorrendo com outras 114 ações. O intuito do prêmio é prestigiar e divulgar projetos que são liderados por jovens e que demonstram a vontade de mudança, de fazer a diferença nas diversas áreas sociais, culturais, tecnológicas e nas comunidades rurais.
Os vencedores vão ser premiados com um curso de verão oferecido pela Universidade EAN (de Bogotá, Colômbia), a gravação de um vídeo sobre o projeto com uma produtora profissional e viagens de intercâmbio previstas para 2021.
O prêmio foi uma linda surpresa pra gente. Nós sempre nos inscrevemos quando surge uma oportunidade porque a gente sabe que a visibilidade da iniciativa já é uma grande conquista. Sair vencedores frente a tantos países e tantas boas ideias nos traz a confiança de que o que fazemos é o caminho certo e, mais do que tudo, poder dividir com estas pessoas do campo a importância que o modo de vida delas têm pro mundo, é maravilhoso! Como jovens ficamos orgulhosos de saber que enxergamos um futuro diferente, verde e colaborativo.
A GRALHA AZUL
A Gralha Azul atua em parceria com mais de 30 famílias rurais e comunidades tradicionais de Turvo, fomentando na Região o turismo de base comunitária e a economia circular. O grupo oferece mais de 20 atividades no município como trilhas ecológicas de caminhada e ciclismo e vivências culturais na aldeia indígena Guarani.
Leia outras notícias no Portal RSN.