Da Redação, com assessoria
Guarapuava – Nessa quinta feira (30), aconteceu a primeira etapa do Ela Empreendedora. Esse é um projeto da Faculdade Guairacá que tem como principal objetivo oferecer capacitação e promover a empregabilidade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, isso de forma gratuita. Estiveram presentes cerca de 60 mulheres que já participaram de cursos profissionalizantes na área da construção civil, mas que ainda não conseguiram se colocar no mercado de trabalho.
Valdinéia Ferreira Soares foi uma das primeiras a chegar. Ela contou que está com grandes expectativas, pois vê no projeto da Guairacá a oportunidade real de ingressar no mercado de trabalho com a formação que teve. “Com incentivo finalizei o curso de pintura, mas até agora não consegui um emprego fixo. Espero com esse projeto conseguir um emprego registrado ou mesmo abrir meu próprio negócio”.
Na ocasião, a secretária de Políticas para as Mulheres, Priscila Schran, afirmou que o Ela Empreendedora sinaliza uma nova e importante etapa em todo o município, mas, principalmente, na vida das participantes. “Nós estamos fazendo a ponte entre o curso profissionalizante e o trabalho. Esse é um projeto grandioso em Guarapuava e vocês foram as escolhidas”. A coordenadora do curso de Administração da Guairacá, professora Janete Probst Munhoz, apontou que essa é apenas a primeira etapa do projeto, mas possui importância fundamental. “Muitas delas chegaram com diversas dúvidas: eu tenho ofício, a habilidade, mas como faço para vender os meus serviços? Como posso chegar no mercado empregador? Como estabelecer essa comunicação, como vincular tudo isso para que possa ter um emprego ou ter uma empresa? Esperamos que elas esclareçam essas dúvidas e saiam daqui explorando tudo o que gostariam no contexto das empresas”.
O evento nessa quinta foi ministrado pela professora Jaqueline Puquevis de Souza, do Colegiado de Psicologia da instituição, que falou sobre a construção psicológica da empregabilidade. “Nesse primeiro encontro foram abordados aspectos como proatividade, otimismo, amor pelo trabalho e networking, para que elas acreditem no seu potencial, saibam se portar adequadamente e para que vão em busca das oportunidades no lugar certo”. A professora Joiceli dos Santos Fabricio, do Colegiado de Administração, também esteve presente, abordando sobre aspectos de marketing pessoal.
Para a execução do projeto, a Guairacá conta com a parceria dos Colegiados de Psicologia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Estética e Cosmética, Tecnologia em Gastronomia e Serviço Social, que promoverão ao longo do ano diversos minicursos. Conta com a parceria também da Secretaria de Políticas para Mulheres, Secretaria de Assistência Social, Conselho Empresarial da Mulher Executiva, Acig, Cidade dos Lagos (Cilla), grupo Superpão e da Vara de Execuções Penais. O Sebrae é um dos parceiros da Faculdade Guairacá e o projeto está vinculado ao Programa Educação Empreendedora, no qual o curso de Administração está inserido.