22/08/2023



Cotidiano

Projeto entrega equipamentos de costura em bairro de Guarapuava

imagem-11433

Máquinas foram repassadas por dois anos, em regime de comodato, que pode ser ampliado

Por meio do programa Universidade Sem Fronteiras (USF), a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) promoveu o desenvolvimento do projeto “Cooperativa das Costureiras da Associação dos Moradores do Bairro Industrial do Xarquinho”. Na manhã da segunda-feira, 4 de janeiro, a coordenação do projeto e a Reitoria da Unicentro realizaram o repasse de 13 máquinas de costura de vários estilos e marcas, além de máquina de cortar tecido, máquina de costura e bordado e de ferro a vapor industrial, que serão utilizados nas atividades diárias da cooperativa.

O projeto iniciou em dezembro de 2008 e é coordenado pela professora Raquel Virmond Rauen Dalla Vecchia, do Departamento de Economia da Unicentro. Ao todo, cinco professores, dois profissionais recém-formados e dois estudantes de graduação participam do projeto, que tem objetivo de assessorar a organização de um novo empreendimento a partir da implantação da Cooperativa de Costureiras no Bairro Industrial Xarquinho (Cocbix), em Guarapuava-PR, que originou uma associação para produção de vestuário.

De acordo com a professora Raquel, a partir do projeto, pode-se desenvolver a conscientização da importância do trabalho em cooperação entre os interessados; assessorar a implantação da cooperativa, nos aspectos econômicos, jurídicos, contábeis e administrativos; coordenar a qualificação dos cooperados na gestão econômica e empresarial da cooperativa; assessorar a qualificação na produção e design dos produtos; orientar a implantação da infraestrutura física; e assessorar nos aspectos de publicidade e propaganda da divulgação dos produtos.

O professor Aldo Nelson Bona, vice-reitor da Unicentro, destacou a importância social do projeto, afirmando também que “a etapa mais difícil vem agora, que é a persistência, o empenho e a continuidade dos serviços, para que o empreendimento cresça”. O vice-reitor lembrou ainda que a Unicentro, através do USF, capacitou as cooperadas e que a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, deve visitar a Cocbix. “O desejo da Unicentro é que essa cooperativa se torne uma referência no Paraná e, porque não, no Brasil”, concluiu Bona.

O vereador Sadi Federle, que disponibilizou o espaço físico para a instalação dos equipamentos cedidos para a Cocbix, afirmou que “o bairro precisa muito de investimentos como esse e por isso vamos fazer dessa cooperativa uma realidade. Agora vamos lutar para que a cooperativa tenha sua sede própria”.

Rosinha da Aparecida Castro de Jesus, presidente da Cocbix, agradeceu à Unicentro e às cooperadas pela persistência. “A vida nos dá oportunidades e agora só depende de nós”, declarou Rosinha.

“A implantação da cooperativa estimula a valorização pessoal das costureiras. Além disso, a capacitação e qualificação profissional, tanto no aspecto técnico como no administrativo, faz com que possuam condições de administrar a cooperativa com sustentabilidade, proporcionando emprego e renda, com perspectivas de geração de novos empregos diretos e indiretos, contribuindo para inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico da comunidade”, concluiu a professora Raquel.

Fonte: Unicentro

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo