22/08/2023



Economia Região

Projeto explica como funciona destinação de parte do tributo do IR

O projeto de extensão desenvolvido por alunos de ciências contábeis da Unicentro produziu materiais informativos sobre como doar o IR

IMPOSTO

A declaração do imposto de renda (IR) 2023 pode ser entregue até o dia 31 de maio (Imagem: Divulgação/Unicentro)

O projeto de extensão da Unicentro ‘Mãos que incentivam: uma ação para você participar’ desenvolveu materiais informativos sobre a declaração anual do Imposto de Renda (IR). A ação busca explicar de forma simplificada como funciona a destinação de parte do tributo aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente, e da Pessoa Idosa.

Conforme o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido para os fundos municipais. A quantia deve ser informada no momento da declaração do imposto de renda e não diminui o valor da restituição.

O projeto coordenado pela professora Ana Léa Macohon Klosowski teve a participação de acadêmicos de ciências contábeis de Irati e Prudentópolis. A produção dos materiais iniciou após reuniões com as Secretarias de Assistência Social das cidades vinculadas à Amcespar – a Associação dos Municípios da Região Centro Sul do Paraná, que abrange 10 municípios.

DISTRIBUIÇÃO

De acordo com a Unicentro, as secretarias de assistência social da Região receberam as cartilhas e fôlderes. Além disso, os alunos também desenvolveram conteúdos para as redes sociais.

Por fim, a declaração do imposto de renda 2023 pode ser entregue até o dia 31 de maio. Para fazer a destinação, basta seguir o passo a passo elaborado pelo projeto ‘Mãos que incentivam’.

(Imagem: Divulgação/Unicentro)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo