O Instituto Água e Terra (IAT) promoveu a ação ‘Um Dia no Parque’ nesse domingo (18) em seis Unidades de Conservação (UCs) do Paraná. Com atividades de conscientização ambiental, o objetivo é incentivar a população paranaense a visitar os parques e as belezas naturais do Estado. Assim, mostrando que pode se divertir nos parque, bem como ajudar na preservação ambiental. Em Guarapuava, a ação ocorreu na Serra da Esperança.
Para garantir a segurança da população, a programação do ‘Um Dia no Parque’ que já ocorre há três anos no Paraná, passou por adaptações. Dessa maneira, a maior parte da dinâmica foi on-line, com um festival de shows, exibição de curta-metragem e palestras. Além disso, das seis UCs selecionadas, três contaram com a participação da sociedade: os Parques Estaduais Ilha do Mel (Litoral), Serra da Esperança (Guarapuava) e Vale do Codó (Jaguariaíva).
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, outras três Unidades de Conservação na Região Metropolitana de Curitiba e Serra do Mar receberam as atividades. Entretanto, apenas pela equipe do IAT e voluntários da Federação Paranaense de Montanhismo, Clube Paranaense de Montanhismo e Movimento SOS Casa do Ipiranga. São elas o Pico Marumbi, a Serra da Baitaca e o Pico Paraná.
Conforme a Agência, isso ocorreu porque elas estão fechadas para visitação devido ao alto risco de incêndio florestal e crise hídrica do Estado. Assim, a limpeza é uma preparação dos locais para receber os turistas após a estiagem.
PRESENCIAL
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, o Paraná é um exemplo na conservação ao meio ambiente. “Encontramos bastante lixo, como espuma e plástico. Queremos que a população usufrua as belezas dos Parques Estaduais, que são patrimônios ricos do nosso Estado, mas é preciso conscientização para não jogar lixo no meio ambiente”.
Desse modo, os parques com adesão do público, todos os participantes tiveram acesso a sacos de plástico reforçados e luvas descartáveis para participar do mutirão de limpeza e manutenção de trilhas. “A ideia em fazer ações também nos Parques fechados devido à estiagem é mostrar que estamos cuidando e nos preocupando em preparar as UCs para quando estiver liberada a visitação”.
PROJETO
Por fim, o projeto ‘Um Dia no Parque’ é de abrangência nacional e segue os moldes do Park Day, dos Estados Unidos. No Paraná, ele acorre desde 2018, quando o Parque Estadual Mata dos Godoy, localizado em Londrina, recebeu visitantes para integrar a atividade. Além disso, nas redes sociais, a interação é promovida pela hashtag #UmDiaNoParque.
Leia outras notícias no Portal RSN.