22/08/2023
Cotidiano Economia Região

Projeto incentiva uso de plantas medicinais para gerar renda à agricultoras

Cerca de 90 mulheres de Rebouças, Inácio Martins e Teixeira Soares participaram de oficinas da Unicentro sobre o cultivo das plantas

projeto_da_unicentro_incentiva_autonomia_de_agricultoras_por_meio_do_uso_de_plantas_medicinais_1

Cerca de 90 mulheres de Rebouças, Inácio Martins e Teixeira Soares participaram de oficinas da Unicentro sobre o cultivo das plantas (Foto: Unicentro)

Incentivar a melhoria de renda, a autonomia e a saúde de agricultoras são os objetivos de um projeto extensão da Unicentro. Cerca de 90 mulheres de Rebouças, Inácio Martins, Teixeira Soares e Irati participaram de oficinas sobre manuseio e processamento das plantas medicinais.

Terezinha de Lima dos Santos, da comunidade Arroio Grande de Irati, é agricultora e cedeu a propriedade para as oficinas. A agricultora já tinha algum conhecimento sobre o uso das ervas medicinais e com o projeto aprendeu ainda mais. “Fiz o reconhecimento de ervas que eu não conhecia, fizemos pomadas e extratos. Foi bem importante para mim e para as outras mulheres”.

Participaram da iniciativa quatro professores, sendo três da Unicentro e um do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) – Campus Irati. Além disso, também há quatro estudantes de graduação e uma engenheira agrônoma. O projeto envolveu os cursos de Geografia e Psicologia da Unicentro e o curso de Agronomia do IFPR.

De acordo com o governo, o projeto recebeu financiamento do Governo do Estado, por meio do programa Universidade Sem Fronteiras (USF). O programa está vinculado a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

CONHECIMENTO

A professora do Departamento de Psicologia da Unicentro, Cláudia Regina Magnabosco Martins, explica os benefícios que a ação trouxe para a comunidade. “Elas podem utilizar essa expertise para cuidar da saúde, assim como possibilidade de geração de renda”.

Usadas desde a antiguidade, as plantas medicinais são conhecidas pela ação farmacológica. Isso porque, elas  desempenham um papel importante na cura e tratamento de algumas doenças. Além disso, nas oficinas, os professores também apresentaram técnicas de produção de tinturas, pomadas, produtos cosméticos e óleos essenciais.

O Paraná é considerado maior produtor nacional de plantas medicinais, conforme os dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. São cerca de 6 mil hectares da área ocupada com espécies medicinais, condimentares e aromáticas. Assim, elas rendem produção anual média de 18,6 mil toneladas e receita de R$ 88,5 milhões.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.