22/08/2023


Geral Guarapuava

Projeto Memórias do Rádio Guarapuavano conta histórias de radialistas da cidade

imagem-145267

Da Redação, com assessoria

Guarapuava – Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, em 2015, aponta que o rádio continua sendo o segundo meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, perdendo apenas para a televisão. Ele mistura informação, entretenimento, música e prende a atenção dos ouvintes com seus recursos sonoros.

O projeto de extensão Memórias do Rádio Guarapuavano surgiu com a proposta de reunir boas histórias desse antigo e estimado meio de comunicação, bem como de quem faz o rádio. Por meio de entrevistas, radialistas da cidade contam detalhes sobre sua vida profissional e também das emissoras pelas quais passaram. “A contribuição desta proposta está em reunir informações que acabam se perdendo com o tempo e em fazer o registro das memórias que integram o cenário radiofônico de Guarapuava, contribuindo para a história da mídia regional”, afirma a coordenadora geral do projeto, professora do Departamento de Comunicação Social da Unicentro, Layse Pereira Soares do Nascimento.

Nesta primeira etapa do projeto, foram elaborados vídeos das entrevistas, programetes de rádio e seleção de fotografias. “Participar do Memórias do Rádio Guarapuavano é mostrar o quanto o rádio está presente na vida das pessoas. Além de rememorar traços da memória de Guarapuava, o projeto contribui na nossa formação profissional, graças ao seu caráter científico e à produção de conteúdo comunicacional”, afirma a estudante Fernanda Motter, do 4º ano de Jornalismo.

A universitária Any Ossak, também integrante do projeto, destaca a participação feminina no rádio guarapuavano. “É um assunto que gosto. Logo no início, visitamos um colóquio com antigos locutores. Lá, eu conheci Marli Rosa, uma das poucas mulheres a atuar no rádio. Na conversa com a radialista, percebi a importância de trabalhar e valorizar o local em que vivemos”, complementa.

LANÇAMENTO

O evento de lançamento deste projeto será no dia 7 de novembro, às 19h, no Cinema do campus Santa Cruz da Unicentro. Entre as atrações, estão uma exposição fotográfica e um bate-papo com os participantes e radialistas. Um dos organizadores do evento e integrante do projeto de extensão, Kleber Fernandes, afirma que a programação conta com várias atividades. “A ideia é apresentar à comunidade os resultados do projeto até agora, ou seja, a documentação, por meio de entrevistas, das histórias de radialistas guarapuavanos. No bate-papo de lançamento, alguns dos entrevistados compartilharão momentos marcantes das entrevistas. Também lançaremos o blog do projeto”, detalha o organizador.

O radialista Luiz Romário Vieira Martins, ou Mário Luiz, como é conhecido, é um dos entrevistados do Memórias do Rádio Guarapuavano. Somando mais de 30 anos de carreira, ele já trabalhou em diversas emissoras, como a Rádio Cultura de Guarapuava e a Antena 1 FM de Curitiba, com sucessos como o Clube Corujões e Salada Musical. Nomes como esse marcaram a vida de muitas pessoas e o radialista diz que se sente satisfeito em poder compartilhar recordações. “Me senti muito feliz em participar do projeto e estou esperando para ver como vai ficar depois de pronto”, salienta.

Participam da equipe executora do projeto a professora do Departamento de Comunicação da Unicentro, Éverly Pegoraro, a agente universitária Mônica Nunes e os alunos do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, Any Ossak, Douglas Kuspiosz, Fernanda Motter, Kleber Fernandes, Luiz Felipe Panozzo, Noeli Almeida, Sabrina Ferrari e Walquiria Lima. O lançamento do evento integra uma atividade pedagógica da disciplina de Comunicação Organizacional.

SERVIÇO 

O que: Lançamento do Projeto Memórias do Rádio Guarapuavano

Onde: Cinema Unicentro – campus Santa Cruz

Quando: 7 de novembro

Horário: 19h       

Informações: Kleber Fernandes (organização) – (42) 9.9834-1106

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo