Com o objetivo de desenvolver e potencializar a competência social dos alunos e buscando à construção e fortalecimento de vínculos e laços sociais, é que o Colégio Guairacá vem realizando o projeto “Treino de habilidades sociais: RPG para questões emocionais”.
Realizado há dois anos na instituição, as atividades são aplicadas por acadêmicos de psicologia da Faculdade Guairacá, sob supervisão do professor Weslley Kozlik Silva. Segundo o docente, as ‘habilidades sociais’ podem ser definidas como um conjunto de capacidades comportamentais aprendidas e que fundamentam as interações sociais. Quem as domina tem um comportamento adequado e respeitoso em relação às atitudes, desejos, sentimentos, opiniões e crenças próprias e de terceiros.
Na instituição, foi a partir da observação do comportamento dos alunos, que a necessidade do projeto foi percebida.
“Foi identificado que os alunos tinham um bom desempenho nas disciplinas, mas apresentavam muitas dificuldades na relação com os colegas. É normal isso acontecer em qualquer colégio, por isso começamos a moldar o projeto para conseguir entender e aprimorar essas habilidades”, conta o professor.
Na metodologia aplicada, o projeto faz uso de um jogo denominado RPG (Role Playing Game). A sigla refere-se a um estilo de jogo em que as pessoas interpretam seus personagens, criando narrativas, histórias e um enredo guiado por uma delas. Weslley explicou que, a partir de pesquisas, também foi verificado que os jovens apresentavam interesse no formato do jogo e que era possível trabalhar as habilidades sociais a partir dele.
“O método é um momento mais lúdico que chama a atenção deles, além do mais, permite fazer qualquer coisa, porque é um mundo imaginário dentro de uma determinada situação”.
De acordo com a assessoria da instituição, além de desenvolver as habilidades sociais, o jogo tem contribuído também em aspectos educacionais.
“No jogo eles têm que resolver quebra-cabeças, ter noção geográfica e muita criatividade, aspectos que acabam sendo desenvolvidos e também ajudam nas disciplinas cursadas”.
Os grupos do projeto funcionam a partir do interesse dos alunos. E, segundo o professor, o projeto tem alcançado resultados bastante significativos até o momento.
“O jogo é um formato de história e a cada encontro a história continua. A cada semestre ofertamos uma nova turma. Ao final do semestre é feita uma avaliação das habilidades que foram desenvolvidas. Analisamos junto à coordenação, pedagogos, professores e com os próprios alunos, para perceber o que eles têm conseguido diferenciar no seu dia a dia”.