22/08/2023
Educação

Projeto objetiva dar voz aos bairros de Guarapuava

imagem-21746

O Projeto Experimental "Voz das Ruas", desenvolvido pelos acadêmicos do quarto ano de Jornalismo da Unicentro e orientado pela professora Ms. Ariane Carla Pereira, é uma tentativa de chamar a atenção da população de Guarapuava e da administração pública para o esquecimento de alguns bairros da cidade. Desde agosto deste ano, quatro acadêmicos de Jornalismo fazem visitas aos bairros Jardim das Américas, Paz e Bem e Xarquinho ouvindo os moradores e buscando respostas da Prefeitura e dos órgãos responsáveis sobre questões como saneamento básico, energia elétrica, educação, saúde, pavimentação, entre outros.
Partindo dessas visitas, o "Voz das Ruas" procura mostrar o sofrimento desses moradores e as iniciativas das associações de moradores para que esta realidade seja modificada. A denúncia desses problemas ocorre por meio de textos, fotografias e documentários, publicados no blog do Projeto e no canal do Youtube. Além disso, o perfil do Twitter é utilizado como forma de divulgação do projeto.
Segundo uma das acadêmicas responsáveis pelo projeto, Morgani Guzzo, a iniciativa tem como objetivo somente chamar a atenção para o esquecimento dos bairros, a mudança é papel de cada morador de Guarapuava. "Nosso papel como jornalistas é mostrar a situação que aqueles moradores vivem, mas cabe a cada morador de Guarapuava cobrar a solução dos órgãos públicos responsáveis. Os documentários e o blog mostram uma realidade de muito sofrimento, por isso, é preciso chamar a atenção da sociedade para que todos lutem juntos para devolver a dignidade a essas pessoas".
O blog pode ser acompanhado pelo endereço www.avozdasruas.wordpress.com e no perfil do Twitter @vozdasruas. Para mandar sugestões e críticas, o e-mail do Projeto é vozdasruasgpva@gmail.com

Foto: Acadêmicos no Jardim das Américas

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.