Idosos recebem acompanhamento para a prática de atividades físicas e garantem que a
qualidade de vida melhorou
Quem espera chegar aos 60 anos e finalmente descansar está muito enganado. A terceira idade, conhecida também como melhor idade, não deve em momento algum significar monotonia. Para uma vida saudável e prazerosa a receita é simples: boa alimentação, uma vida social ativa e exercícios físicos.
Pensando nisso a Faculdade Guairacá criou há cerca de um ano o projeto Academia da Terceira Idade, onde idosos podem se exercitar na academia da instituição gratuitamente, com supervisão de acadêmicos de Educação Física. O resultado tem agradado os participantes. Fazem três anos que faço atividades físicas, mas aqui comecei no final do ano passado. Antes de me exercitar sentia muita dor no tornozelo esquerdo e no joelho direito, tomava remédios, mas a dor nunca passava. Depois dos exercícios, nunca mais senti dor, conta Isaltina dos Santos, 68 anos. A única medicação que toma é para pressão arterial. A academia é como se fosse um remédio para nós, faz bem para o corpo e para a mente, completa.
Carmelina Ravanelo Pereira, 62 anos, não abre mão de se exercitar. Faz um ano que freqüenta o projeto e garante que é infalível para o bem-estar. É o que deixa a gente bem, com mais auto-estima, mais ânimo e com menos dores na coluna. Faço academia três vezes por semana e nos outros dias ainda participo de ginásticas nas paróquias. O sumiço das dores no corpo também motivam Neusa Fagundes, 63, na prática de atividades físicas. Para mim foi ótimo, pois tinha muita dor no corpo e agora estou bem, afirma. As atividades físicas influenciam positivamente em três aspectos da vida: o social, por aumentar a interação entre os indivíduos da mesma idade e inseri-los novamente na sociedade; o psicológico, uma vez que os exercícios melhoram o humor, diminuem a ansiedade, previnem a depressão, e estimulam a memória e aprendizagem; e o aspecto físico – que promove aumento da capacidade cardiopulmonar e da flexibilidade, crescimento da massa muscular, da força e da densidade mineral óssea, e ainda diminui o percentual de gordura e controla o colesterol e a glicemia (taxa de açúcar no sangue), entre outros benefícios.
Nós fazemos um acompanhamento, sabemos quais as doenças e quais remédios tomam e a partir disso estabelecemos exercícios para cada participante. Mas o efeito pode ser visto a curto prazo, com o aumento da disposição e do ânimo na rotina deles, observa a acadêmica de Educação Física e instrutora do projeto, Karla Daniele Varela.
A Academia da Terceira Idade funciona todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h30 às 10h30, na Faculdade Guairacá. As aulas são gratuitas.