22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Projeto ‘Saúde Única’ busca o bem-estar das pessoas e dos animais

A Saúde Municipal promove a 1ª edição do projeto nesta sexta (9), com atividades de prevenção de zoonoses no bairro Industrial

A Saúde de Guarapuava e a Unicentro fará a 1ª edição do projeto nesta sexta (9) com atividades de prevenção de zoonoses, entre outros (Foto: Reprodução/Pixabay)

A 1ª edição do projeto ‘Saúde Única’ está marcada para esta sexta (9) das 9h às 15h em Guarapuava. O projeto, do departamento de Vigilância em Saúde em parceria com a Unicentro, promove o bem-estar e integração de animais e humanos. A ação ocorre na Escola Municipal Iná Ribas Carli, que fica na rua Vereador Frontino Lima, 200,no bairro Industrial.

Neste dia, haverá diversas atividades acerca de prevenção de zoonoses, higiene dos alimentos, vacinação, descarte de resíduos e posse responsável dos animais. Será uma ação ampla que também envolverá diferentes instituições.

SOBRE O PROJETO

O projeto representa uma visão integrada, principalmente após a pandemia da covid-19. A ação promove a  saúde humana, saúde animal e saúde ambiental. Já que essa é uma relação direta e faz parte de um sistema complexo e inter-relacionado. Ou seja, o que ocorre em um local, pode afetar a todos.

De acordo com o médico e diretor do departamento, Hiagor Silva, após dois anos da pandemia da covid-19, precisamos reconhecer que a saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente está interligada.

Ela faz parte de um sistema complexo e inter-relacionado. Desta forma, podemos afirmar que o que acontece em um local, pode afetar a todos. Com isso, garantir uma abordagem como o ‘Saúde Única’ é essencial para prevenir ameaças futuras, como novas pandemias.

Conforme a médica veterinária do departamento de Vigilância em Saúde, Andressa Souza, essas interações entre humanos e animais ocorrem em diversos ambientes e de diferentes maneiras.

“Essas interações podem ser responsáveis pela transmissão de agentes infecciosos entre animais e seres humanos, levando à ocorrência de zoonoses. Cerca de 60% das doenças humanas têm em seu ciclo a participação de animais, portanto, são zoonóticas. Assim como 70% das doenças emergentes e reemergentes”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo