Da Redação, com assessoria
Foz do Iguaçu – O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Vianna, anunciou a ampliação das parcerias com os projetos esportivos Meninos do Lago, de canoagem, e Jovens Atletas – Campeões do Futuro, de atletismo. A ideia é dobrar o número de vagas da canoagem – de 120 para 240 – e aumentar o atendimento do atletismo, passando de 120 para 160 atletas beneficiados. Outra novidade, em relação ao projeto de canoagem, é a inclusão de escolas particulares.
O anúncio foi feito na última sexta feira (02), na sala de reuniões da diretoria, no Centro Executivo, durante recepção do diretor a um grupo de canoístas do Instituto Meninos do Lago (IMEL), de corredores do Instituto do Atletismo de Foz do Iguaçu e de dirigentes e gestores dos projetos. Foi o primeiro contato de Vianna com a delegação esportiva.
Participaram do encontro os canoístas Ana Sátila, Guilherme Rodrigues, Omira Estácia, Leonardo Curcel e Felipe Borges, todos atletas do IMEL. O grupo participa nesta semana de competições internacionais na Europa representando o Brasil. O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, e o presidente do Instituto Meninos do Lago, Argos Gonçalves Dias Rodrigues, acompanharam os atletas.
Victória Nieradka, estrela do atletismo da cidade; os atletas do lançamento de martelo Álvaro Aluízio Locatelli, Rallison Thomas, Graciele Pizam; além dos saltadores Alexandre Vinícius Silva e Indiamara de Oliveira também estiveram presentes. Eles estavam acompanhados do treinador Sérgio Muniz dos Santos e a presidente do Instituto de Atletismo de Foz do Iguaçu, Marcilene Muniz.
Durante o bate-papo, os parceiros mostraram os bons resultados obtidos nos últimos anos graças ao patrocínio de Itaipu aos projetos esportivos. Vianna, entusiasta dos esportes, elogiou e incentivou o grupo a continuar trabalhando para representar bem Foz do Iguaçu e o Brasil nas competições. Falou também da importância de Itaipu apoiar esses programas na formação de jovens talentos.
ESCOLAS PARTICULARES
Além da ampliação das vagas no projeto Meninos do Lago, outra novidade é a possibilidade de participação das escolas particulares no programa. A contrapartida das escolas será a oferta de bolsas escolares para alunos carentes. As tratativas para essa parceria já foram iniciadas e os coordenadores do programa vão se reunir com as escolas particulares da região.
Para Márcio Bortolini, da assistência da Diretoria Geral de Itaipu, essa será uma oportunidade para novos talentos ingressarem no Meninos do Lago, hoje reconhecido pelos bons resultados. “Antes o programa era ‘blindado’, estudantes de escolas particulares não poderiam participar”, resume. “Agora ele será mais aberto”.
A Secretaria de Esportes do município também se comprometeu a bancar 13 bolsas-atletas, com valores que variam de R$ 200 a R$ 600. Essas bolsas serão destinadas aos canoístas que se destacarem no projeto visando o Campeonato Mundial de Slalom Júnior e Sub-23, que serão disputados na Itália. Em relação ao Jovens Atletas – Campeões do Futuro, a Itaipu renovou por quatro anos o convênio, que possibilitou a abertura de novas vagas.
COMO PARTICIPAR
Para se inscrever no projeto Meninos do Lago, o jovem precisa ter entre 9 e 17 anos e estar matriculado em escola da rede pública (ou nas instituições particulares conveniadas com o projeto). É necessário entrar em contato com a Federação Paranaense de Canoagem (Fepacan) e respeitar o limite de vagas. A permanência no projeto depende da participação escolar: o canoísta não pode faltar às aulas, nem ser reprovado.
A participação no atletismo respeita às mesmas exigências escolares. A inscrição é feita diretamente no Ginásio Costa Cavalcanti, onde ocorrem os treinos, com o treinador Sérgio Muniz dos Santos, o Quick, em horário comercial. A inclusão no projeto também dependerá do número de vagas.
O IMEL
O Projeto Social Meninos do Lago atende atualmente mais de 120 jovens e adolescentes que são a base para a formação de novos atletas do Instituto Meninos do Lago. Hoje o IMEL é considerado a melhor escola em termos de resultados na prática da Canoagem Slalom no Brasil.