Guarapuava é um dos 100 municípios contemplados com o projeto Trilhas, do Instituto Natura. O material didático do Projeto Trilhas começou a ser utilizado neste mês de outubro em 1.056 escolas. Idealizado pelo Instituto Natura, em parceria com a Comunidade Educativa (CEDAC), e o Ministério da Educação (MEC), o material distribuído é um importante complemento ao ensino no campo da leitura, escrita e oralidade, criando oportunidades que favorecem o acesso à literatura infantil e, consequentemente, à cultura escrita.
De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto, o material educacional, elaborado com foco nos alunos do 1º ano do ensino fundamental (crianças entre 6 e 7 anos), é composto por cadernos de orientação do professor, jogos educativos, cartelas para atividades, além de 20 títulos literários, subdivididos em três temas: Trilhas para ler e escrever textos, Trilhas para abrir o apetite poético e Trilhas de jogos.
O kit foi distribuído a 103 municípios do estado, entre eles, os considerados prioritários pelo MEC, por terem recebido nota abaixo da média no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2009, como por exemplo, o município de Agudos do Sul que obteve 4.1 no Ideb daquele ano e a meta era atingir 4.6. Fonte: Dados retirados do endereço eletrônico ideb.inep.gov.br
Para a realização do projeto no estado do Paraná, 124 formadores locais (representantes técnicos das Secretarias de Educação Municipais e Estaduais) foram envolvidos. Eles fazem parte da Rede de Ancoragem do Projeto Trilhas, formada por representantes do Consed (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação), da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) e professores universitários, além de representantes dos estados e municípios contemplados, diretores pedagógicos e professores. Essa grande rede é responsável por auxiliar a implementação do projeto, incentivar o uso dos materiais em sala de aula e apoiar a formação dos professores nas escolas.
O Projeto Trilhas está presente em todos os estados brasileiros, beneficiando, aproximadamente, 72 mil escolas da rede pública de 3.300 municípios do país, 140 mil professores e mais de 3 milhões de crianças.
Com foto de Giuliano Gomes/SEED